- A implementação do Serviço de Autenticação do Consumidor Visa (VCAS - Visa Consumer Authentication Service), que possibilita ao banco, acesso a uma quantidade de dados em tempo real para decidir se aprova uma transação usando a análise de risco com base em informações da transação, do dispositivo utilizado na compra (celular, tablete ou desktop) e de comportamentos do consumidor. Com o VCAS, o Banco Neon conseguiu diminuir a exposição a fraudes e ainda melhorou a experiência dos clientes ao aprovar aquelas transações verdadeiras que, por estarem fora dos padrões de consumo, muitas vezes eram negadas.
- Outro ponto determinante para o aumento das confirmações de compras de forma segura foi a adoção da selfie no processo de autenticação. Lançada em maio desse ano em parceria com a Visa, a solução do Neon já é o método de confirmação de identidade mais utilizado pelos clientes do banco. Em comparação às demais opções, os portadores preferem:
- 58,44% - reconhecimento facial
- 9,44% - biometria digital
- 32,12% - senha tradicional
No mundo das compras online, a solução oferecida pela Visa ao Banco Neon permite que a autenticação da transação seja realizada pela própria selfie já cadastrada, de forma simples e com segurança, no aplicativo do próprio banco. A solução simplifica a experiência do usuário e evita a necessidade de baixar apps adicionais.
“Um dos grandes propósitos do Neon é simplificar a vida do cliente de ponta a ponta. Não faz sentido ele ser onerado por uma possível fraude, sendo que pode confirmar a compra, em tempo real. Além de prezar pela segurança, reduzimos o nível de insatisfação dele quanto a vulnerabilidade dos processos e transmitir mais segurança e conforto”, comenta Alan Chusid, diretor de novos negócios do Neon.
“Ao unir o serviço do VCAS com a autenticação por selfie, o Banco Neon revoluciona e prova que é possível oferecer o melhor em segurança aliado a uma experiência moderna e conveniente. Esse é um case que temos muito orgulho por ilustrar perfeitamente a nossa missão de inovação: simplificamos a vida das pessoas ao oferecermos maneiras mais seguras, convenientes e rápidas de pagar, por meio de diferentes métodos físicos e digitais’”, conta Percival Jatobá, vice-presidente da Visa do Brasil. “O aumento na adoção mundial dos pagamentos remotos aumenta também a necessidade de proteger as pessoas e as empresas que utilizam nossa rede diariamente. Mantemos nossos sistemas seguros com tecnologia, parcerias e a ampla expertise de nosso pessoal. Em breve, vamos implementar a especificação 3-D Secure que irá dar suporte às autenticações e integrações das carteiras digitais, assim como nas transações tradicionais dos e-commerces. O protocolo 3DS 2.0 aprimora as capacidades de autenticação baseadas em risco do emissor e melhora a experiência do usuário em vários casos e usos. Essa vigilância contínua está ajudando a manter os atuais níveis de fraude entre os mais baixos da história”, conclui o executivo.