Em uma era em que nossas rotinas diárias abraçam cada vez mais a metamorfose digital, é fundamental que os estabelecimentos comerciais saibam nadar na onda digital. O efeito cascata desse fenômeno já é sentido nos mercados globais. Considere a América Latina, onde o e-commerce apresenta uma das maiores taxas de crescimento do mundo. Segundo estudos, as vendas da região chegarão a US$ 72 bilhões até o final do ano, um montante 19% superior ao de 2016. Boa parte desse crescimento vem de mercados como Brasil, país cujos consumidores mergulham cada vez mais fundo nas águas do e-commerce, aumentando suas compras on-line.
Essa mudança na maré cria um desafio para os estabelecimentos comerciais. Claro que a transição para o cenário digital pode, muitas vezes, ser um desafio esmagador – você precisa expandir a presença da empresa e levá-la a novos canais para acompanhar as demandas dos clientes; ao mesmo tempo, precisa afastar a ameaça da fraude on-line.
Ainda que a fraude não seja um obstáculo novo, as novas plataformas e interfaces oferecem aos criminosos um leque maior de oportunidades para atacar os estabelecimentos comerciais e os consumidores. A seguir, algumas dicas de como se afogar ou nadar na onda da expansão on-line.
- COMO SE AFOGAR: Ficar atrás das tendências de mercado só pode prejudicar seu negócio. Com os consumidores migrando para as plataformas digitais para fazer suas compras, cabe ao estabelecimento comercial atender a essa demanda se quiser continuar competitivo e manter a lealdade dos clientes. Ao rejeitar a mudança digital, ele corre o risco de afastar os clientes e reduz sua potencial receita.
- COMO NADAR: Ao oferecer aos consumidores a opção de operar por meio de canais móveis, você provavelmente aumentará a atividade e a receita de sua empresa. Segundo a edição 2017 do Relatório de Fraude da Visa para a América Latina, atualmente, 32% dos estabelecimentos comerciais têm um site e um aplicativo para apoiar suas atividades de comércio móvel, enquanto 53% usam exclusivamente um site de mcommerce.