Na sua trajetória empreendedora, você já se sentiu só e gostaria de ter melhor preparo para tomar suas decisões? Pois saiba que não precisa ser assim! Existe uma série de caminhos para buscar apoio, e uma delas é a mentoria.
A mentoria pode ser dividida, basicamente, em dois tipos: a mentoria de negócios (focada na empresa) e a pessoal (voltada ao profissional/empreendedor).
Como funciona a mentoria de negócios?
Empreender exige uma série de habilidades e muito preparo. São muitas variáveis a considerar e, em certos momentos, as decisões precisam ser tomadas rapidamente.
Contar com apoio e orientação de profissional experiente, com conhecimentos específicos, faz com que os processos fluam de maneira mais natural e ágil. De acordo com a ABMEN (Associação Brasileira dos Mentores de Negócios), com a mentoria, o empreendedor entende como evitar os erros mais comuns no negócio, antecipar cenários e conectar-se a pessoas e empresas com mais experiência.
O papel do mentor é estimular, provocar o empreendedor para que busque as melhores alternativas para o seu negócio. Nenhuma resposta vem pronta, e o empreendedor poderá tomar suas decisões, estimulado por perguntas provocativas do mentor. Este processo garante maior autonomia e segurança ao empresário, para exercer suas atividades profissionais.
Especialista ou generalista?
Os mentores têm por diferencial o conhecimento e a experiência. Os especialistas são profissionais com profundo conhecimento de uma determinada área (como TI, RH, Marketing etc.) ou de um setor (como varejo, logística ou mídia).
Já os mentores “generalistas” possuem uma visão mais estratégica, e sua experiência de vida proporciona uma compreensão mais ampla da administração de um negócio ou de uma organização. São, normalmente, profissionais mais maduros, e sua maior vivência lhes dá uma perspectiva mais ampla e de mais longo prazo.
Mentoria ou consultoria?
São atividades diferentes. Em uma consultoria, o profissional avalia o negócio e posteriormente entrega um diagnóstico, um relatório com o que precisa ser feito; já na mentoria, o mentor transfere seus conhecimentos para o empreendedor e/ou a equipe envolvida, a fim de que ela mesma seja responsável pelas mudanças e decisões.
Visão ampliada, novos horizontes!
A principal vantagem de contar com uma mentoria bem escolhida, que atenda às necessidades da sua empresa, é poder tomar decisões muito mais assertivas e embasadas, que acabam trazendo resultados de curto, médio e longo prazo, em diferentes aspectos, como por exemplo:
- redução de custos,
- networking,
- aumento da produtividade,
- ganho de eficiência e de qualidade,
- visão mais ampliada dos negócios (expandindo horizontes do empreendimento),
- abertura e disposição para novas oportunidades,
- capacidade de liderança,
- melhor gestão da equipe,
- maior segurança no planejamento estratégico.
O serviço de mentoria é oferecido por diferentes empresas, mas há também opções de receber atendimento de forma gratuita, em redes de apoio a empreendedores. Informe-se, e sucesso!
Links úteis:
Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas)
ABMEN (Associação Brasileira dos Mentores de Negócios)
RME (Rede Mulher Emprendedora)
https://rme.net.br/2021/06/30/oportunidades-incriveis-para-mulheres-rme-e-instituto-rme-3/
Endeavor