Em tempos de incerteza, como conquistar a confiança do consumidor?
Toda empresa depende de seus clientes para garantir a sobrevivência e o sucesso de seus negócios, certo? Considerando o momento de incerteza em função da crise gerada pela pandemia de Covid-19, que tem mudado os hábitos de consumo e o comportamento do consumidor, é fundamental fortalecer o elo de confiança com seu público-alvo. E como fazer isso?
O primeiro passo é justamente reconhecer o momento atual e seus efeitos, colocando-se no lugar do seu cliente. Assim, você consegue compreender suas necessidades, prioridades e oferecer um atendimento personalizado. Sua empresa deve marcar presença, mostrar-se próxima do seu cliente, apresentando soluções.
Comunicação
Saiba se comunicar com seu público, seja por redes sociais, site, blog, e-mail marketing e outras formas de abordagem. Procure interagir, responder aos comentários, esclarecer dúvidas, mostrar-se sempre presente!
Mais do que divulgar seus produtos e serviços, direcione seus esforços para apoiar seus consumidores, fornecendo conteúdo relevante, dicas úteis, etc.
Atendimento
Seja na loja física ou no ambiente virtual, seus clientes devem se sentir satisfeitos com o atendimento, em todas as etapas, incluindo a pesquisa inicial, efetivação da compra e entrega do produto. Consumidores bem atendidos retornam e indicam sua empresa para outros clientes.
Envolva sua equipe neste processo, conscientizando-a e capacitando-a para priorizar a qualidade do atendimento.
Presencialmente, mostre ainda mais cuidado com seu público, não somente seguindo os protocolos básicos de segurança indicados por conta da pandemia, mas dedicando verdadeira atenção ao seu cliente, recebendo-o com respeito, sendo paciente e prestativo com relação aos seus anseios, dúvidas e necessidades.
Mostre experiência
Pense e responda: o que conquista sua confiança na hora de escolher determinada empresa/marca? Certamente conta muito saber que ela é boa no que faz, tem competência, tradição e experiência. Tudo isso gera certa tranquilidade e segurança ao cliente.
Portanto, dedique esforços para divulgar sua empresa, destacando certificações recebidas, comentários de consumidores satisfeitos, etc. Uma equipe de vendas capacitada é fundamental para conquistar a confiança do seu cliente, pois transmitirá segurança ao prestar informações sobre produtos e serviços, poderá contribuir indicando as opções mais adequadas à sua necessidade, embasando a decisão de compra.
Simplifique seus processos
Evite a burocracia e os atendimentos longos. Seu cliente busca agilidade! Nas compras online, procure oferecer um site bem organizado, com navegação rápida e intuitiva, para que o consumidor encontre em poucos minutos o que quer comprar e tenha informações claras e objetivas sobre produto, preço, condições de pagamento e entrega.
Nas lojas físicas, é importante ter sempre todos os produtos cadastrados no sistema com preços corretos, evitando imprevistos e inconsistências na finalização da compra.
Limitação de Responsabilidade
As informações, recomendações ou "melhores práticas" aqui contidas são fornecidas "COMO ESTÃO" e a título meramente informativo e, assim, não devem ser consideradas como uma assessoria de negócio, operacional, de marketing, financeira, jurídica, técnica, fiscal ou de qualquer outro tipo. Ao implementar qualquer nova estratégia ou prática, você deve consultar seu assessor jurídico para determinar as leis e regulamentos que podem ser aplicáveis à sua situação específica. Os custos reais, economias e benefícios resultantes de referidas recomendações, programas ou "melhores práticas" podem variar com base em suas necessidades específicas negociais e nos requisitos do programa. Pela sua natureza, as recomendações não são garantias de desempenho futuro ou resultados e estão sujeitas a riscos, incertezas e suposições que são difíceis de prever ou quantificar. Suposições foram feitas por nós à luz da nossa experiência e nossas percepções de tendências históricas, das condições atuais e dos desenvolvimentos futuros esperados e outros fatores que acreditamos sejam adequados sob a circunstância. Recomendações estão sujeitas a riscos e incertezas, e os resultados e tendências reais e futuros podem diferir materialmente das suposições ou recomendações. A Visa não é responsável pelo uso que você faça da informação aqui contida (incluindo erros, omissões, imprecisões ou faltas de oportunidades de qualquer tipo) ou por quaisquer suposições ou conclusões que você possa tirar do seu uso. A Visa não oferece nenhuma garantia, expressa ou implícita e renuncia explicitamente as garantias de comercialização e adequação a uma finalidade específica, a toda e qualquer garantia de não violação de direitos de propriedade intelectual de qualquer terceiro, qualquer garantia de que a informação irá atender aos requisitos de um cliente ou qualquer garantia de que a informação é atualizada e será livre de erros. Na extensão permitida pela lei aplicável, a Visa não será responsável perante um cliente ou qualquer terceiro por quaisquer danos ou prejuízos previstos em lei, incluindo, sem limitação, danos especiais, emergentes, incidentais ou punitivos, nem quaisquer danos por lucros cessantes, interrupção de negócios, perda de informações comerciais ou outras perdas monetárias, mesmo se tiver sido notificado da possibilidade de tais danos.
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