Como criar projetos inovadores?
O grande desafio dos empreendedores está no desenvolvimento de projetos inovadores. É preciso investir em uma cultura de execução, focada em levar os projetos até o fim, com agilidade e eficiência, envolvendo toda a equipe neste propósito.
Conheça algumas ferramentas que ajudam na hora de desenvolver e executar projetos inovadores:
- Mapa de Empatia: antes de sair em busca de novas referências, observando o mercado, comece ouvindo seus consumidores. São eles que mais conhecem seus produtos e serviços. Procure apurar todas informações que puder quanto às dores, necessidades e aspirações dos seus clientes. Tudo isso ajuda, e muito, a desenvolver novos projetos.
- Design thinking: é uma ferramenta de inovação centrada no usuário. Seu objetivo é desenvolver uma experiência de consumo que seja altamente desejável pelo consumidor, viável tecnologicamente e rentável para o seu negócio. Suas bases são:
- Empatia: colocar-se no lugar do outro, para entender melhor seus sentimentos, comportamentos e desejos;
- Experimentação: consiste em experimentar várias ideias, transformando as melhores em protótipos
- Prototipação: criar modelos do que será o serviço ou o produto, para avaliar se é viável, desejável e praticável.
- Gestão de Projetos com 5W2H: Depois de ouvir seus clientes e identificar as oportunidades que sua empresa tem para inovar, formate um projeto que tire as ideias do papel, respondendo às seguintes perguntas: What? (o que), Why? (por quê), Who? (quem), Where? (onde), When? (quando), How? (como) e How Much? (quanto).
O que é um projeto inovador?
Desenvolver um projeto inovador significa executar ideias criativas, transformando-as em produtos, serviços, processos ou ferramentas que permitam alcançar um mesmo objetivo, de maneira mais eficiente ou produtiva.
Desenvolvendo projetos de inovação, sua equipe exercita a criatividade e une esforços para solucionar problemas da empresa (otimizando processos), do cliente (oferecendo novos serviços e produtos), procurando até se antecipar a algumas questões, saindo na frente em relação à concorrência!
Links úteis:
Endeavor
https://endeavor.org.br/inovacao/projetos-inovadores-ferramentas/
Saiba mais sobre Design Thinking
https://comunidadesebrae.com.br/inovacao/projetos-de-inovacao-atraves-do-design-thinking-1 https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/entenda-o-design-thinking,369d9cb730905410VgnVCM1000003b74010aRCRD
Limitação de Responsabilidade
As informações, recomendações ou "melhores práticas" aqui contidas são fornecidas "COMO ESTÃO" e a título meramente informativo e, assim, não devem ser consideradas como uma assessoria de negócio, operacional, de marketing, financeira, jurídica, técnica, fiscal ou de qualquer outro tipo. Ao implementar qualquer nova estratégia ou prática, você deve consultar seu assessor jurídico para determinar as leis e regulamentos que podem ser aplicáveis à sua situação específica. Os custos reais, economias e benefícios resultantes de referidas recomendações, programas ou "melhores práticas" podem variar com base em suas necessidades específicas negociais e nos requisitos do programa. Pela sua natureza, as recomendações não são garantias de desempenho futuro ou resultados e estão sujeitas a riscos, incertezas e suposições que são difíceis de prever ou quantificar. Suposições foram feitas por nós à luz da nossa experiência e nossas percepções de tendências históricas, das condições atuais e dos desenvolvimentos futuros esperados e outros fatores que acreditamos sejam adequados sob a circunstância. Recomendações estão sujeitas a riscos e incertezas, e os resultados e tendências reais e futuros podem diferir materialmente das suposições ou recomendações. A Visa não é responsável pelo uso que você faça da informação aqui contida (incluindo erros, omissões, imprecisões ou faltas de oportunidades de qualquer tipo) ou por quaisquer suposições ou conclusões que você possa tirar do seu uso. A Visa não oferece nenhuma garantia, expressa ou implícita e renuncia explicitamente as garantias de comercialização e adequação a uma finalidade específica, a toda e qualquer garantia de não violação de direitos de propriedade intelectual de qualquer terceiro, qualquer garantia de que a informação irá atender aos requisitos de um cliente ou qualquer garantia de que a informação é atualizada e será livre de erros. Na extensão permitida pela lei aplicável, a Visa não será responsável perante um cliente ou qualquer terceiro por quaisquer danos ou prejuízos previstos em lei, incluindo, sem limitação, danos especiais, emergentes, incidentais ou punitivos, nem quaisquer danos por lucros cessantes, interrupção de negócios, perda de informações comerciais ou outras perdas monetárias, mesmo se tiver sido notificado da possibilidade de tais danos.
Nota sobre Logos
Todas as marcas e logotipos incluídos nesta apresentação são de propriedade de seus respectivos donos, são utilizados com o propósito de identificação e não implicam em patrocínio de produtos e/ou em afiliação com a Visa.