Como definir preços?
Muitos empreendedores encontram dificuldades em melhorar a saúde financeira da sua empresa, por estabelecerem preços muito baixos para seus produtos e serviços.
Saber definir preços é fundamental para o sucesso do seu negócio, a qualquer tempo. Nos momentos de crise, ou mesmo nos períodos em que normalmente há uma queda nas vendas, você pode optar por reduzir este preço, estabelecer liquidações, promoções etc. Mas, para chegar a essa decisão, você precisa ter ciência de como é composto o seu preço.
Para evitar erros na composição do preço, você deve considerar basicamente:
- seus custos diretos para produção ou fornecimento do serviço;
- os custos indiretos;
- preço cobrado pela concorrência;
- diferenciais que sua empresa oferece.
O preço de venda ideal tem que cobrir todos os custos e despesas, deve ser competitivo e melhor que o preço da concorrência. Observe com atenção:
1. Crescimento das vendas
Procure estabelecer preços bastante competitivos, visando crescimento das vendas no curto e no médio prazo. Para isso, você deve buscar conquistar novos clientes e aprofundar o relacionamento com os atuais.
2. Vantagem em relação à concorrência
É o mercado que diz o quanto está disposto a pagar. Neste caso, é preciso acompanhar a concorrência. Há uma faixa de aceitação para o preço de um produto, embora o consumidor não considere apenas este fator no momento da compra.
3. Posicionamento do produto
O preço ajuda a formar uma imagem a respeito de determinado produto. Muitas empresas optam por fixar preços altos para apoiar posicionamento de exclusividade e luxo. O preço posiciona as linhas de um produto e estabelece o segmento ou público-alvo destinado.
Link útil: Dicas Sebrae sobre preço de um produto
Limitação de Responsabilidade
As informações, recomendações ou "melhores práticas" aqui contidas são fornecidas "COMO ESTÃO" e a título meramente informativo e, assim, não devem ser consideradas como uma assessoria de negócio, operacional, de marketing, financeira, jurídica, técnica, fiscal ou de qualquer outro tipo. Ao implementar qualquer nova estratégia ou prática, você deve consultar seu assessor jurídico para determinar as leis e regulamentos que podem ser aplicáveis à sua situação específica. Os custos reais, economias e benefícios resultantes de referidas recomendações, programas ou "melhores práticas" podem variar com base em suas necessidades específicas negociais e nos requisitos do programa. Pela sua natureza, as recomendações não são garantias de desempenho futuro ou resultados e estão sujeitas a riscos, incertezas e suposições que são difíceis de prever ou quantificar. Suposições foram feitas por nós à luz da nossa experiência e nossas percepções de tendências históricas, das condições atuais e dos desenvolvimentos futuros esperados e outros fatores que acreditamos sejam adequados sob a circunstancia. Recomendações estão sujeitas a riscos e incertezas, e os resultados e tendencias reais e futuros podem diferir materialmente das suposições ou recomendações. A Visa não é responsável pelo uso que você faça da informação aqui contida (incluindo erros, omissões, imprecisões ou faltas de oportunidades de qualquer tipo) ou por quaisquer suposições ou conclusões que você possa tirar do seu uso. A Visa não oferece nenhuma garantia, expressa ou implícita e renuncia explicitamente as garantias de comercialização e adequação a uma finalidade específica, a toda e qualquer garantia de não violação de direitos de propriedade intelectual de qualquer terceiro, qualquer garantia de que a informação irá atender aos requisitos de um cliente ou qualquer garantia de que a informação é atualizada e será livre de erros. Na extensão permitida pela lei aplicável, a Visa não será responsável perante um cliente ou qualquer terceiro por quaisquer danos ou prejuízos previstos em lei, incluindo, sem limitação, danos especiais, emergentes, incidentais ou punitivos, nem quaisquer danos por lucros cesantes, interrupção de negócios, perda de informações comerciais ou outras perdas monetárias, mesmo se tiver sido notificado da possibilidade de tais danos.
Nota sobre Logos
Todas as marcas e logotipos incluídos nesta site são de propriedade de seus respectivos donos e são utilizados com o propósito de identificação apenas.