Como escolher seu parceiro de tecnologia?
Como empreendedor, você já deve saber que uma empresa reúne diversas atividades para poder funcionar. Isso significa que, mesmo trabalhando sozinho, em algum momento você deverá sentir a necessidade de fazer um controle contábil mais detalhado, contar com assessoria jurídica para compreender melhor alguns contratos, pensar em Marketing Digital e em outras soluções que permitam expandir seus negócios.
E como fazer para escolher este fornecedor? O que considerar nessa contratação? Aqui você confere alguns pontos a considerar na seleção de um parceiro de tecnologia, uma das áreas mais solicitadas pelos empreendedores, e que permite melhor controle de processos, agilidade e redução de custos nas empresas:
- Expectativa: o que você espera do seu parceiro de TI?
- Objetivos: qual a sua meta nesta contratação? Qual a necessidade da sua empresa?
- Prazo: em quanto tempo você pretende atingir resultados?
- Indicações: busque indicação de outras empresas, colegas e clientes. Confiança e credibilidade são exigências básicas de um bom fornecedor de TI.
- Faça sua busca: faça uma lista de possíveis candidatos; pesquise bem cada um deles. Para isso, visite site, blog, redes sociais, comentários nos posts etc. Priorize fornecedores com listas atualizadas de clientes e projetos executados.
- Compare: analise as empresas, selecione as melhores e entre em contato. Verifique, entre as empresas candidatas, o que mais elas oferecem, além das soluções e ferramentas que você está buscando, como por exemplo: treinamento, eventos, desenvolvimento de site etc.
- Transparência: em reunião com cada uma delas, exponha exatamente suas necessidades, para composição da proposta de trabalho e orçamento.
- Qualidade e preço: observe bem, de cada candidato, o serviço oferecido e os custos.
- Interesses comuns: procure verificar se este parceiro está interessado em crescer com a sua empresa.
- Agilidade: tenha em mente que sua empresa precisa de um fornecedor que lhe ofereça soluções e preste atendimento rapidamente. Burocracia, lentidão e tecnologia não combinam!
- Negocie: busque propostas de parcerias que sejam benéficas para ambos. Você pode, por exemplo, negociar um prazo maior de pagamento e, em contrapartida, seu fornecedor terá a garantia de compra em uma próxima negociação.
- Formalize: todas as condições que foram combinadas verbalmente, ou por e-mail, devem constar em contrato.
Estar bem assessorado é fundamental para manter os processos e as demandas em ordem. Um fornecedor ideal realiza um gerenciamento completo do seu ambiente de TI, identificando novas necessidades, oferecendo tecnologias com melhor custo e benefício.
Links úteis:
Endeavor
https://endeavor.org.br/tecnologia/checklist-6-perguntas-para-escolher-seu-parceiro-de-tecnologia/
Limitação de Responsabilidade
As informações, recomendações ou "melhores práticas" aqui contidas são fornecidas "COMO ESTÃO" e a título meramente informativo e, assim, não devem ser consideradas como uma assessoria de negócio, operacional, de marketing, financeira, jurídica, técnica, fiscal ou de qualquer outro tipo. Ao implementar qualquer nova estratégia ou prática, você deve consultar seu assessor jurídico para determinar as leis e regulamentos que podem ser aplicáveis à sua situação específica. Os custos reais, economias e benefícios resultantes de referidas recomendações, programas ou "melhores práticas" podem variar com base em suas necessidades específicas negociais e nos requisitos do programa. Pela sua natureza, as recomendações não são garantias de desempenho futuro ou resultados e estão sujeitas a riscos, incertezas e suposições que são difíceis de prever ou quantificar. Suposições foram feitas por nós à luz da nossa experiência e nossas percepções de tendências históricas, das condições atuais e dos desenvolvimentos futuros esperados e outros fatores que acreditamos sejam adequados sob a circunstância. Recomendações estão sujeitas a riscos e incertezas, e os resultados e tendências reais e futuros podem diferir materialmente das suposições ou recomendações. A Visa não é responsável pelo uso que você faça da informação aqui contida (incluindo erros, omissões, imprecisões ou faltas de oportunidades de qualquer tipo) ou por quaisquer suposições ou conclusões que você possa tirar do seu uso. A Visa não oferece nenhuma garantia, expressa ou implícita e renuncia explicitamente as garantias de comercialização e adequação a uma finalidade específica, a toda e qualquer garantia de não violação de direitos de propriedade intelectual de qualquer terceiro, qualquer garantia de que a informação irá atender aos requisitos de um cliente ou qualquer garantia de que a informação é atualizada e será livre de erros. Na extensão permitida pela lei aplicável, a Visa não será responsável perante um cliente ou qualquer terceiro por quaisquer danos ou prejuízos previstos em lei, incluindo, sem limitação, danos especiais, emergentes, incidentais ou punitivos, nem quaisquer danos por lucros cessantes, interrupção de negócios, perda de informações comerciais ou outras perdas monetárias, mesmo se tiver sido notificado da possibilidade de tais danos.
Nota sobre Logos
Todas as marcas e logotipos incluídos nesta apresentação são de propriedade de seus respectivos donos, são utilizados com o propósito de identificação e não implicam em patrocínio de produtos e/ou em afiliação com a Visa.