O que é ESG e como isso pode afetar seus negócios
Você já ouviu falar da sigla ESG? Sabe o que ela significa? Muito utilizada no mundo dos investimentos, principalmente no exterior, ESG reúne as iniciais de Enviromental (Ambiental), Social (Social) e Governance (Governança).
Os investidores têm buscado modelos de negócios sustentáveis e resilientes, que seguem padrões de sustentabilidade e governança, procurando investir em ações de empresas listadas na bolsa que seguem as melhores práticas ESG.
De acordo com a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão) uma gestão alinhada com as melhores práticas ESG (Ambientais, Sociais e de Governança), desempenha um papel determinante no desenvolvimento sustentável do negócio.
Na B3 existe, por exemplo, Índice S&P/B3 Brazil ESG, lançado uma parceria entre S&P Dow Jones e a bolsa brasileira, que utiliza critérios baseados em práticas ambientais, sociais e de governança para selecionar empresas brasileiras para sua carteira.
Mas... Em que isso afeta seus negócios?
Empresas de qualquer porte e setor devem buscar seguir sempre as melhores práticas. Uma gestão de pessoas mais justa, uma gestão financeira que promova um crescimento mais sustentável, a preocupação com a comunidade, enfim, são muitos aspectos a considerar.
Claramente, os consumidores, além de mais exigentes, estão analisando melhor suas escolhas e refletindo sobre suas decisões de consumo. Os termos “sustentabilidade”, “responsabilidade social”, “responsabilidade ambiental” passam a ser mais observados na hora de escolher determinado produto.
O estudo da Deloitte “Global Marketing Trends 2021” aborda essa mudança de comportamento do consumidor, e destaca, entre os aspectos considerados, o propósito. Isso significa que as marcas que evidenciam e valorizam seu propósito estão sendo mais lembradas, principalmente em função da pandemia. Na pesquisa, 79% dos respondentes citaram como referência uma empresa que respondeu de forma positiva para ajudar os consumidores, colaboradores ou comunidades.
Como começar a colocar em prática?
Segundo o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), que conta com um Centro de Sustentabilidade, todos os dias surgem novas oportunidades para tornar os negócios mais rentáveis de maneira sustentável. Confira aqui alguns aspectos a considerar, para incluir a sustentabilidade no dia a dia dos negócios.
- Planejamento Estratégico: saiba como incluir o tema sustentabilidade no seu planejamento e estabelecer objetivos.
- Liderança: quando o assunto é sustentabilidade empresarial, a liderança ocupa uma posição ainda mais estratégica.
- Gestão Financeira: para que um negócio se desenvolva, ele deve ser economicamente viável. Em empresas orientadas à sustentabilidade, os ganhos não são apenas internos. Eles são estendidos a todos os envolvidos: colaboradores, fornecedores e clientes.
- Gestão da Qualidade: passa por todas as etapas do negócio, desde uma administração responsável, escolha da matéria-prima, seleção de colaboradores qualificados e métodos de produção com mínimo desperdício.
- Compras Sustentáveis: a escolha de fornecedores passa a ser a construção de uma rede colaborativa de boas práticas empresariais.
- Encadeamento Produtivo: é a participação dos pequenos negócios em cadeias de produção das grandes empresas. Como o mercado tem exigido posturas sustentáveis das empresas de grande porte, isso faz com que elas comprem de fornecedores que possuam essa mesma postura.
- Gestão de Pessoas: cada colaborador é parte importante na trilha da sustentabilidade em sua empresa. Para isso, é preciso manter uma equipe integrada, colaborativa e motivada.
- Desenvolvimento Social: os pequenos negócios possuem vínculos ainda mais fortes com as comunidades em que atuam e a sua empresa pode ser um grande agente de mudança. Ela tem o potencial de melhorar a qualidade de vida das pessoas, ao mesmo tempo em que cresce.
- Gestão Ambiental: a gestão ambiental é muito importante para que as empresas minimizem impactos no meio ambiente, desenvolvam atividades lucrativas, com alto valor social, utilizando de maneira racional os recursos naturais.
Outros fatores importantes a considerar:
- Uso eficiente da água.
- Uso eficiente de energia.
- Gerenciamento de resíduos sólidos.
- Legislação, normas e certificações.
- Mercado e consumo consciente.
- Marketing e Comunicação.
- Políticas Públicas.
Links úteis:
B3
http://www.b3.com.br/pt_br/b3/sustentabilidade/institucional/governanca/
Centro Sebrae de Sustentabilidade
http://sustentabilidade.sebrae.com.br/sites/Sustentabilidade
Acesso à pesquisa Deloitte (incluindo íntegra em inglês)
https://www2.deloitte.com/br/pt/pages/strategy-operations/articles/global-marketing-trends.html
Limitação de Responsabilidade
As informações, recomendações ou "melhores práticas" aqui contidas são fornecidas "COMO ESTÃO" e a título meramente informativo e, assim, não devem ser consideradas como uma assessoria de negócio, operacional, de marketing, financeira, jurídica, técnica, fiscal ou de qualquer outro tipo. Ao implementar qualquer nova estratégia ou prática, você deve consultar seu assessor jurídico para determinar as leis e regulamentos que podem ser aplicáveis à sua situação específica. Os custos reais, economias e benefícios resultantes de referidas recomendações, programas ou "melhores práticas" podem variar com base em suas necessidades específicas negociais e nos requisitos do programa. Pela sua natureza, as recomendações não são garantias de desempenho futuro ou resultados e estão sujeitas a riscos, incertezas e suposições que são difíceis de prever ou quantificar. Suposições foram feitas por nós à luz da nossa experiência e nossas percepções de tendências históricas, das condições atuais e dos desenvolvimentos futuros esperados e outros fatores que acreditamos sejam adequados sob a circunstância. Recomendações estão sujeitas a riscos e incertezas, e os resultados e tendências reais e futuros podem diferir materialmente das suposições ou recomendações. A Visa não é responsável pelo uso que você faça da informação aqui contida (incluindo erros, omissões, imprecisões ou faltas de oportunidades de qualquer tipo) ou por quaisquer suposições ou conclusões que você possa tirar do seu uso. A Visa não oferece nenhuma garantia, expressa ou implícita e renuncia explicitamente as garantias de comercialização e adequação a uma finalidade específica, a toda e qualquer garantia de não violação de direitos de propriedade intelectual de qualquer terceiro, qualquer garantia de que a informação irá atender aos requisitos de um cliente ou qualquer garantia de que a informação é atualizada e será livre de erros. Na extensão permitida pela lei aplicável, a Visa não será responsável perante um cliente ou qualquer terceiro por quaisquer danos ou prejuízos previstos em lei, incluindo, sem limitação, danos especiais, emergentes, incidentais ou punitivos, nem quaisquer danos por lucros cessantes, interrupção de negócios, perda de informações comerciais ou outras perdas monetárias, mesmo se tiver sido notificado da possibilidade de tais danos.
Nota sobre Logos
Todas as marcas e logotipos incluídos nesta apresentação são de propriedade de seus respectivos donos, são utilizados com o propósito de identificação e não implicam em patrocínio de produtos e/ou em afiliação com a Visa.