Como manter um negócio sustentável?
É possível fazer sua empresa crescer e obter ganhos, preservando o meio ambiente. Você sabia que, quando se aplicam os princípios da sustentabilidade, os pequenos negócios podem desenvolver atividades lucrativas, com alto valor social e utilizar, de maneira racional, os recursos naturais?
Conheça melhor esse conceito e saiba como manter um negócio sustentável. Primeiro, é importante conhecer o tripé da sustentabilidade: segundo ele, as dimensões econômica, ambiental e social devem estar em equilíbrio no resultado das empresas.
- Social: são as pessoas ligadas direta ou indiretamente à empresa. O objetivo é promover qualidade de vida, dentro e além dos muros da organização.
- Ambiental: são as ações da empresa para eliminar ou, ao menos, amenizar o impacto negativo causado por suas atividades. Entram neste item o uso eficiente de matérias-primas, energias renováveis, reciclagem e outras diversas ações.
- Econômico: a empresa deve sempre pensar em lucrar, ao mesmo tempo que sustenta os recursos naturais e promove qualidade de vida.
Quando a inovação segue processos sustentáveis, os empreendimentos se reposicionam na sua relação com consumidores, clientes, fornecedores, colaboradores e com a sociedade. O negócio passa a transmitir maior confiança e credibilidade, por meio dos produtos e serviços que oferece.
Dicas para manter um negócio sustentável
Não sabe por onde começar? Confira algumas recomendações, que podem ser usadas no dia a dia da sua empresa:
- Tenha hábitos sustentáveis. Economize água e energia elétrica, destine corretamente os resíduos gerados por sua empresa.
- Atenção ao ar condicionado. Evite o uso, se possível, optando pela ventilação natural. Mantenha as salas que têm ar condicionado com as portas fechadas. Ao final do expediente, desligue os aparelhos.
- Evite deixar equipamentos no modo “Stand by”. Se não for prejudicial ao seu uso, desligue-os.
- Substitua lâmpadas fluorescentes pelas de LED.
- Mantenha as instalações elétricas em bom estado de conservação.
- Faça captação e reaproveitamento de água da chuva e reuso da água em geral.
- Dê preferência para equipamentos (tais como torneiras e descargas) com dispositivos para redução de consumo. Muita atenção aos vazamentos.
- Se possível, avalie projetos para instalação de placas de energia solar na sua empresa.
- Só imprima documentos quando realmente for necessário. Configure sua impressora para uso frente e verso, lembrando de optar pelo modo econômico sempre que possível.
- Faça a separação correta do lixo gerado pela sua empresa.
- Prefira consumir produtos da sua região. Prestigie o comércio local!
- Conscientize sua equipe para colaborar, não apenas seguindo as recomendações mencionadas, mas sugerindo a adoção de muitas outras.
Links úteis:
Sebrae Sustentabilidade
http://sustentabilidade.sebrae.com.br/sites/Sustentabilidade
Limitação de Responsabilidade
As informações, recomendações ou "melhores práticas" aqui contidas são fornecidas "COMO ESTÃO" e a título meramente informativo e, assim, não devem ser consideradas como uma assessoria de negócio, operacional, de marketing, financeira, jurídica, técnica, fiscal ou de qualquer outro tipo. Ao implementar qualquer nova estratégia ou prática, você deve consultar seu assessor jurídico para determinar as leis e regulamentos que podem ser aplicáveis à sua situação específica. Os custos reais, economias e benefícios resultantes de referidas recomendações, programas ou "melhores práticas" podem variar com base em suas necessidades específicas negociais e nos requisitos do programa. Pela sua natureza, as recomendações não são garantias de desempenho futuro ou resultados e estão sujeitas a riscos, incertezas e suposições que são difíceis de prever ou quantificar. Suposições foram feitas por nós à luz da nossa experiência e nossas percepções de tendências históricas, das condições atuais e dos desenvolvimentos futuros esperados e outros fatores que acreditamos sejam adequados sob a circunstância. Recomendações estão sujeitas a riscos e incertezas, e os resultados e tendências reais e futuros podem diferir materialmente das suposições ou recomendações. A Visa não é responsável pelo uso que você faça da informação aqui contida (incluindo erros, omissões, imprecisões ou faltas de oportunidades de qualquer tipo) ou por quaisquer suposições ou conclusões que você possa tirar do seu uso. A Visa não oferece nenhuma garantia, expressa ou implícita e renuncia explicitamente as garantias de comercialização e adequação a uma finalidade específica, a toda e qualquer garantia de não violação de direitos de propriedade intelectual de qualquer terceiro, qualquer garantia de que a informação irá atender aos requisitos de um cliente ou qualquer garantia de que a informação é atualizada e será livre de erros. Na extensão permitida pela lei aplicável, a Visa não será responsável perante um cliente ou qualquer terceiro por quaisquer danos ou prejuízos previstos em lei, incluindo, sem limitação, danos especiais, emergentes, incidentais ou punitivos, nem quaisquer danos por lucros cessantes, interrupção de negócios, perda de informações comerciais ou outras perdas monetárias, mesmo se tiver sido notificado da possibilidade de tais danos.
Nota sobre Logos
Todas as marcas e logotipos incluídos nesta apresentação são de propriedade de seus respectivos donos, são utilizados com o propósito de identificação e não implicam em patrocínio de produtos e/ou em afiliação com a Visa.