Confira os cuidados a tomar na prestação de serviços de Delivery
Confira os cuidados a tomar na prestação de serviços de Delivery
Por conta da pandemia de COVID-19, os serviços de Delivery (entrega) tiveram um forte crescimento em 2020. O isolamento social levou consumidores a realizarem suas compras pela internet, aumentando o volume de entrega de alimentos, produtos de saúde, itens de supermercado etc.
Mesmo com a retomada do comércio, este é um segmento que deve permanecer com alta demanda, e que requer cuidados, tanto para quem recebe a mercadoria, quanto para os entregadores, visando a segurança de todos.
Serviço precisa inspirar confiança e segurança
O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) orienta que, para garantir que essa forma de consumo continue sendo uma boa alternativa, mesmo com o retorno das atividades e reabertura dos estabelecimentos, o serviço deve transmitir confiança e segurança ao consumidor.
A primeira recomendação do Sebrae para os entregadores é a atenção aos decretos e demais regulamentos vigentes em cada localidade, em relação ao funcionamento dos estabelecimentos, exigências do uso de máscaras e outras medidas de prevenção.
“Caso exista divergência de informações entre as medidas estaduais e municipais, a opção deve ser por seguir a orientação mais rígida, de preferência de acordo com as recomendações das autoridades oficiais de saúde, como Organização Mundial de Saúde (OMS), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Ministério da Saúde, entre outras”, orienta.
Proteção para todos
Confira algumas das orientações fornecidas pelo Sebrae, e que fazem parte do seu protocolo de retomada das atividades, por setor.
- As principais orientações continuam sendo a higiene frequente das mãos com água e sabão ou com uso de álcool 70%, além do distanciamento mínimo de 1,5 m entre as pessoas, e uso de máscara.
- Tenha atenção com objetos e superfícies tocados com frequência, procurando sempre higienizar as mãos.
- Para promover um ambiente seguro e confortável, certifique-se que o estabelecimento para o qual será realizada a entrega possui uma área de chegada para os prestadores de serviço, com álcool em gel 70% disponível para higienização das mãos.
- Evite aglomeração de pessoas no local de recebimento da mercadoria que será transportada.
- É fundamental que, no estabelecimento para o qual será feita a entrega, haja um espaço separado para o repasse das encomendas aos entregadores. Esse local deve estar sempre limpo e sinalizado para organizar a ordem de chegada dos entregadores, e deve ter a distância mínima necessária (1,5 metros entre cada pessoa) enquanto estes esperam pelo item que será transportado.
- Mantenha a higienização contínua do meio de transporte e dos equipamentos (como luvas e capacetes) que serão utilizados para realizar as entregas.
- Evite dar carona e não aceite pessoas sem máscara durante o transporte das mercadorias.
- É importante que, antes de os colaboradores ingressarem no ambiente de trabalho, haja um protocolo a ser seguindo para a identificação e encaminhamento de entregadores com suspeita de contaminação pelo novo coronavírus.
- A apresentação de sintomas ou exposição ao risco por contato com pessoas infectadas deve ser imediatamente reportada ao dono do estabelecimento para o qual se realiza as entregas.
- No contato com clientes, atenda à exigência de manter a distância mínima de segurança de 1,5 metros.
- Quando for fazer a entrega, deixe o pedido conforme solicitado pelo seu cliente. É importante verificar as mensagens de orientação das plataformas de app como “por favor, deixe o pedido na porta” ou “toque o interfone e deixe na portaria”.
- Na hora de o cliente realizar o pagamento, cumpra alguns cuidados, como manter a distância recomendada.
- Não retire a máscara em nenhum momento da entrega.
Protocolo de Retomada das Atividades – Serviços de Delivery
https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/retomada-segura-das-atividades-servicos-de-delivery,4e9912f6080b2710VgnVCM1000004c00210aRCRD
Limitação de Responsabilidade
As informações, recomendações ou "melhores práticas" aqui contidas são fornecidas "COMO ESTÃO" e a título meramente informativo e, assim, não devem ser consideradas como uma assessoria de negócio, operacional, de marketing, financeira, jurídica, técnica, fiscal ou de qualquer outro tipo. Ao implementar qualquer nova estratégia ou prática, você deve consultar seu assessor jurídico para determinar as leis e regulamentos que podem ser aplicáveis à sua situação específica. Os custos reais, economias e benefícios resultantes de referidas recomendações, programas ou "melhores práticas" podem variar com base em suas necessidades específicas negociais e nos requisitos do programa. Pela sua natureza, as recomendações não são garantias de desempenho futuro ou resultados e estão sujeitas a riscos, incertezas e suposições que são difíceis de prever ou quantificar. Suposições foram feitas por nós à luz da nossa experiência e nossas percepções de tendências históricas, das condições atuais e dos desenvolvimentos futuros esperados e outros fatores que acreditamos sejam adequados sob a circunstancia. Recomendações estão sujeitas a riscos e incertezas, e os resultados e tendencias reais e futuros podem diferir materialmente das suposições ou recomendações. A Visa não é responsável pelo uso que você faça da informação aqui contida (incluindo erros, omissões, imprecisões ou faltas de oportunidades de qualquer tipo) ou por quaisquer suposições ou conclusões que você possa tirar do seu uso. A Visa não oferece nenhuma garantia, expressa ou implícita e renuncia explicitamente as garantias de comercialização e adequação a uma finalidade específica, a toda e qualquer garantia de não violação de direitos de propriedade intelectual de qualquer terceiro, qualquer garantia de que a informação irá atender aos requisitos de um cliente ou qualquer garantia de que a informação é atualizada e será livre de erros. Na extensão permitida pela lei aplicável, a Visa não será responsável perante um cliente ou qualquer terceiro por quaisquer danos ou prejuízos previstos em lei, incluindo, sem limitação, danos especiais, emergentes, incidentais ou punitivos, nem quaisquer danos por lucros cesantes, interrupção de negócios, perda de informações comerciais ou outras perdas monetárias, mesmo se tiver sido notificado da possibilidade de tais danos.
Nota sobre Logos
Todas as marcas e logotipos incluídos nesta site são de propriedade de seus respectivos donos e são utilizados com o propósito de identificação apenas.