Desafios e lições aprendidas em 2020
Entre as características de um bom empreendedor, está a sua capacidade de enxergar oportunidades mesmo nos momentos difíceis. Pensando nisso, em meio a tantos desafios e dificuldades no inusitado ano de 2020, é hora de refletir sobre as lições que este período proporcionou. Confira!
Mergulhe no mundo digital: os pequenos negócios viram a necessidade de usar ferramentas digitais para diferentes áreas da empresa, não somente na divulgação, mas na gestão, no uso de dados, atendimento ao cliente, vendas e outros tantos processos. Essa tendência veio mesmo para ficar! Invista em possibilidades que possam garantir maior produtividade e qualidade.
É preciso inovar: o termo reinventar foi bastante usado logo nos primeiros meses de pandemia, mostrando a necessidade de pensar diferente, de buscar caminhos. Tornou-se urgente encontrar alternativas para manter a empresa em atividade, e os empreendedores inovaram nos canais digitais, incrementando suas vendas online, utilizando mais as redes sociais, aplicativos ou internet como plataformas para comercialização de produtos e serviços.
Cuide bem das finanças da sua empresa: por mais difícil que seja, procure contar com um fundo de reserva para os momentos de instabilidade. Monitore seu fluxo de caixa com frequência. Separe as suas contas pessoais das contas da empresa.
Conheça os riscos do seu negócio: em seu planejamento estratégico, procure avaliar e listar os riscos do seu empreendimento. O que pode afetar os resultados da sua empresa? É possível evitar alguns desses riscos?
Não adie decisões: planejamento é fundamental para qualquer negócio, mas há momentos em que é preciso decidir e agir depressa.
Esteja pronto para o inesperado: o ano de 2020 mostrou que tudo pode mudar depressa. Tenha flexibilidade e desenvolva capacidade de se ajustar às mudanças rapidamente.
Conte com uma boa equipe: os momentos de dificuldade fazem com que o empreendedor perceba como é importante contar com um time que abrace responsabilidades, seja criativo e tenha espírito de equipe.
Aprenda a delegar: você não pode, e nem deve fazer tudo sozinho! Conte com sua equipe, distribua tarefas ou até mesmo busque apoio terceirizado, se for o caso.
Estimule a criatividade na sua empresa: dê espaço para sua equipe pensar em novas ideias, que podem ser o caminho para fazer algo de forma muito mais eficiente. Invista em capacitação: tanto para você, quanto para sua equipe!
Defenda e propague o propósito da sua empresa: tanto para sua equipe, quanto para seus clientes e a sociedade em geral, é importante defender o que você acredita. Uma marca com propósito tem uma maior aceitação do público.
Priorize o bom relacionamento com seus clientes: nem tudo é vender! Sua empresa deve estar perto dos consumidores, mantendo um atendimento muito eficiente. Respeite as necessidades do seu cliente, procure oferecer sempre um diferencial.
Fortaleça sua base de clientes: não se acomode nunca! Busque sempre formas de ampliar seus ganhos.
Capriche nos canais de atendimento: site, e-mail, blog, chat, redes sociais, aplicativos de comunicação rápida. Ofereça aos seus clientes meios para que seja ouvido e atendido o mais rápido possível, com respeito e qualidade.
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