Devo recorrer ao crédito?
Neste momento de crise, a decisão de tomar crédito para reforçar o caixa (garantir capital de giro) e conseguir pagar suas despesas fixas exige ainda maior planejamento e reflexão. Afinal, o crédito tem um alto custo, e é preciso considerá-lo. Caso contrário, o que aparentemente pode ser uma solução para o seu empreendimento, transforma-se em um problema no longo prazo.
Saiba o que considerar antes de recorrer ao crédito:
- Identifique a necessidade de crédito para o seu negócio (de quanto você precisa e exatamente para que).
- Caso não seja definida uma finalidade clara para o empréstimo contratado, o crédito pode tornar-se um problema.
- Busque informações e escolha a instituição financeira para tomada do crédito – as condições oferecidas (limites disponibilizados, valores e taxas) variam de um banco para outro.
- Saiba que existe diferença entre linhas de crédito para investimento e linhas de crédito para capital de giro - verifique sua real necessidade de capital e sua capacidade de pagamento.
- Analise possíveis fatores de restrição, procurando solucionar eventuais pendências, antes de solicitar crédito no mercado.
- Elabore seu plano de negócio, para que você possa mostrar para o banco que seu negócio é financeiramente viável, principalmente se estiver em busca de uma linha de crédito para investimentos, a ser usada, por exemplo, para ampliação da sua empresa ou compra de novos equipamentos.
- Organize muito bem suas contas e todas as informações apuradas, bem como documentos necessários, antes de tomar crédito
O que as instituições costumam analisar antes de conceder crédito?
- Patrimônio das empresas e dos sócios.
- Capacidade da empresa de gerar receita para cumprir com pagamento da dívida (parcelas).
- Histórico financeiro da empresa e dos sócios (se há algum processo de negativação, títulos protestados etc.).
- Momento atual da empresa, potencial de crescimento no mercado, segmento em expansão ou retração.
- Garantias que o empreendedor tem para oferecer nesta operação. Em caso de inadimplência, não pagamento da dívida, a garantia pode ser acionada e o credor não fica no prejuízo (aval de terceiros, imóvel, equipamentos etc.)
Atenção às dicas:
- Observe o impacto direto desta crise econômica sobre seus negócios.
- Muito cuidado com a fonte do crédito que irá obter – evite, por exemplo, usar crédito de cheque especial, por conta das altas taxas de juros cobradas.
- O Governo tem anunciado, entre as medidas emergenciais oferecidas aos empreendedores, linhas de crédito com condições especiais. Pesquise bem antes de tomar sua decisão.
Limitação de Responsabilidade
As informações, recomendações ou "melhores práticas" aqui contidas são fornecidas "COMO ESTÃO" e a título meramente informativo e, assim, não devem ser consideradas como uma assessoria de negócio, operacional, de marketing, financeira, jurídica, técnica, fiscal ou de qualquer outro tipo. Ao implementar qualquer nova estratégia ou prática, você deve consultar seu assessor jurídico para determinar as leis e regulamentos que podem ser aplicáveis à sua situação específica. Os custos reais, economias e benefícios resultantes de referidas recomendações, programas ou "melhores práticas" podem variar com base em suas necessidades específicas negociais e nos requisitos do programa. Pela sua natureza, as recomendações não são garantias de desempenho futuro ou resultados e estão sujeitas a riscos, incertezas e suposições que são difíceis de prever ou quantificar. Suposições foram feitas por nós à luz da nossa experiência e nossas percepções de tendências históricas, das condições atuais e dos desenvolvimentos futuros esperados e outros fatores que acreditamos sejam adequados sob a circunstancia. Recomendações estão sujeitas a riscos e incertezas, e os resultados e tendencias reais e futuros podem diferir materialmente das suposições ou recomendações. A Visa não é responsável pelo uso que você faça da informação aqui contida (incluindo erros, omissões, imprecisões ou faltas de oportunidades de qualquer tipo) ou por quaisquer suposições ou conclusões que você possa tirar do seu uso. A Visa não oferece nenhuma garantia, expressa ou implícita e renuncia explicitamente as garantias de comercialização e adequação a uma finalidade específica, a toda e qualquer garantia de não violação de direitos de propriedade intelectual de qualquer terceiro, qualquer garantia de que a informação irá atender aos requisitos de um cliente ou qualquer garantia de que a informação é atualizada e será livre de erros. Na extensão permitida pela lei aplicável, a Visa não será responsável perante um cliente ou qualquer terceiro por quaisquer danos ou prejuízos previstos em lei, incluindo, sem limitação, danos especiais, emergentes, incidentais ou punitivos, nem quaisquer danos por lucros cesantes, interrupção de negócios, perda de informações comerciais ou outras perdas monetárias, mesmo se tiver sido notificado da possibilidade de tais danos.
Nota sobre Logos
Todas as marcas e logotipos incluídos nesta site são de propriedade de seus respectivos donos e são utilizados com o propósito de identificação apenas.