Você já parou para pensar nas oportunidades de negócios que o setor de alimentos tem proporcionado, em função, principalmente, da mudança de hábitos dos consumidores?
Seja pela rotina de home-office, ou simplesmente por evitar fazer suas refeições fora de casa, as pessoas têm buscado alternativas práticas, de qualidade e baixo custo, para se alimentar. Existem opções fitness, veganas, vegetarianas, caseiras, para todos os gostos!
Essa pode ser a chance de começar um novo negócio, dando os primeiros passos na cozinha, com um pequeno investimento, dedicação e criatividade, desde que sejam seguidas as normas de higiene e proteção, que são obrigações de quem trabalha nesse mercado.
Segundo o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), fabricar alimentos em casa como empreendimento (produção de marmitas, congelados, pães, entre outras atividades) conta com vantagens, tais como: menor custo na montagem da estrutura inicial, possibilidade de terceirizar a entrega através de aplicativos especializados, driblar o desemprego gerando renda e se formalizar como Microempreendedor Individual, entre outras.
Saber preparar os alimentos que deseja vender e conhecer bem o seu público são questões fundamentais para iniciar o empreendimento. Idade, estilo de vida, estado civil e faixa salarial são alguns dos fatores que podem indicar a preferência das pessoas por determinados produtos.
Para ajudar na realização do sonho de montar um negócio, usando a cozinha de casa, confira dicas e tendências, de acordo com o Sebrae, no segmento de alimentação.
Defina seu público
Faça pesquisas para viabilizar o negócio ou o produto. Defina seu público, localização e perceba se ele realmente sustenta a sua operação. Use as redes sociais para fazer levantamentos com perguntas objetivas.
Todo negócio deve atender a uma expectativa, ou solucionar um problema criado por uma demanda de consumidores. Após definir o segmento de clientes (características do público-alvo), o empreendedor deverá verificar se as expectativas desse público condizem com a proposição de valor do seu negócio.
1. Marmitas
Apesar da grande concorrência, os clientes sempre querem experimentar um tempero novo. A maioria dos consumidores situa-se em áreas que apresentam grande concentração de escritórios, lojas, consultórios e serviços públicos. Há também aqueles que estão trabalhando em casa, e querem se alimentar bem, sem perder tempo com preparo ou escolha de cardápio.
2. Refeições congeladas
A praticidade de comprar o cardápio da semana inteira, em pequenas porções variadas, conquistou seu espaço no mercado, principalmente quando se trata de refeições mais saudáveis.
3. Pães, bolos ou massas artesanais
A preocupação com a saúde e o bem-estar tem feito com que as pessoas valorizem cada vez mais alimentos de produção caseira. Além de aproveitar receitas da família, você pode usar as redes sociais para mostrar a riqueza nos detalhes da preparação, encantando novos clientes e fidelizando aqueles que já experimentaram.
4. Produção de doces
Se você tem o dom da confeitaria, procure se aperfeiçoar e conquistar de vez a sua clientela! Esta é uma ótima forma de garantir uma renda, ainda mais se você souber divulgar e fazer boas fotos, para deixar todo mundo com vontade.
Opções: bolos e cupcakes (simples ou mais trabalhados); brigadeiros; bolos de pote (ou potes da felicidade); brownies; cookies; trufas e bombons; chocolates personalizados; folhados recheados.
5. Produção de salgados
Sempre bem aceitos, estes são alimentos práticos e que caem bem naquele lanchinho da tarde, ou quando se quer comer algo bem rápido.
Exemplos: pão de queijo (simples ou recheado); salgados congelados prontos para fritar; salgados fritos e assados prontos para consumo; opções vegetarianas, sem glúten e/ou lactose.
6. Lanches e finger foods
Finger foods são comidas que podem ser consumidas com as mãos, sem precisar de pratos e talheres. Essa característica faz com que elas também sejam opções rápidas e práticas, especialmente para as entregas: hambúrgueres; pastéis; espetinhos; dadinhos de tapioca; salgadinhos variados.
7. Refeições completas
A dica é oferecer comida de qualidade e aqueles pratos que o pessoal gosta (como uma receita caseira especial sua), mas que dão mais trabalho para fazer: massas e molhos congelados; carnes, peixes e aves.
8. Alimentação funcional e fitness
As comidas fitness e pratos funcionais estão em alta, ainda mais agora que muita gente está preocupada com o sedentarismo no meio da quarentena. Algumas opções: marmitas e pratos saudáveis entregues pronto para consumo; alimentos fitness congelados; pratos vegetarianos e veganos; pratos sem lactose e glúten.
Links úteis:
Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas
https://www.sebrae.com.br/