Você considera sua empresa pequena demais para construir uma parceria duradoura com uma grande companhia? Saiba que tem crescido o número de parcerias entre startups e grandes empresas, trazendo benefícios para os dois lados: os pequenos negócios ganham experiência e notoriedade, ampliando seus horizontes, e as grandes corporações conquistam agilidade e rapidez para encontrar soluções inovadoras para seus negócios.
Iniciar essa trajetória não é tão simples: é necessário buscar caminhos para estabelecer essa conexão e, assim, apresentar a sua empresa. A startup precisa mostrar que está bem preparada, que realmente tem excelência no que faz. Deve demonstrar claramente as vantagens que tem a oferecer, e como pode agregar valor sendo parceira de uma grande empresa.
Compreenda as diferenças
A estrutura de uma grande companhia é extremamente forte e organizada. Por outro lado, a preocupação com a segurança dos processos, por exemplo, pode tornar as etapas de uma futura parceria um pouco mais burocráticas. Há mais níveis na hierarquia e pessoas que analisam e decidem ações, o que inclui, por exemplo, a tarefa de fechar uma parceria.
Vantagens da parceria para as startups
Novas oportunidades: quando uma pequena empresa consegue fechar negócio com uma companhia de grande porte, abre caminho para buscar outros clientes “fortes”. Os profissionais e gestores de uma grande corporação passam a ter mais confiança em uma startup após ela ser parceira de outro negócio do mesmo tamanho e demonstrar que tem estrutura, processos, critérios e virtudes para manter um atendimento satisfatório e gerar resultados.
Aprendizado: parcerias entre startups e grandes empresas dão bagagem a todos os profissionais de pequenos negócios, que aprendem muito, tanto com a organização parceira (processos complexos, grandes objetivos, regras e leis, cuidados específicos, exigências maiores.) quanto com suas ações, após a efetivação da relação. Consequentemente, todos ficam mais rapidamente preparados para lidarem com os requisitos e as especificidades do crescimento.
Número de parcerias avança
Em cinco anos, o volume de acordos fechados entre as grandes companhias e startups cresceu 20 vezes, segundo levantamento feito pela 100 Open Startups, plataforma que conecta esses dois mundos. Só nos últimos 12 meses, 1.635 companhias fizeram contratos com startups.
Para medir esse engajamento entre as empresas, a plataforma criou um ranking das cem corporações que mais tiveram relacionamento com os empreendedores em 2020.
Formatos de parceria
De acordo com o levantamento, os modelos de parcerias entre as grandes e as pequenas empresas têm ocorrido por meio de contrato de prestação de serviço, aquisição do produto ou apenas o acesso à rede da empresa para o desenvolvimento de ferramentas.
Em 2016, apenas 82 empresas estabeleceram relacionamento de open innovation com startups. De acordo com a pesquisa, em 2020, foram 1.635 empresas.
Os principais motivos pelo quais os executivos buscaram a interação com startups foram:
- procurar soluções inovadoras para oportunidades em sua empresa (84,1%);
- conhecer novas ideias e inovações (71%);
- auxiliar empreendedores no desenvolvimento de seus negócios (40,6%);
- procurar oportunidades de investimento (36,6%).