Presença digital é fundamental para vencer a crise
Um dos termos mais utilizados nessa crise em função da pandemia de Covid-19, em se tratando de empreendedorismo, é “reinventar”. Afinal, desde março tem sido necessário, para muitos setores, buscar alternativas para evitar a interrupção de atividades, queda nas vendas e, consequentemente no faturamento etc.
E agora, mesmo diante da retomada gradativa, os empreendedores têm encarado diversos desafios e continuam buscando soluções. Segundo a FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo), a presença digital do negócio será fundamental para empreendedores vencerem crise financeira.
Segundo balanço divulgado pela FecomercioSP no início de julho, os prejuízos do varejo paulista nos últimos meses atingiram a marca aproximada de R$ 659 milhões ao dia.
Digitalização como forma de sobrevivência
Com a crise e o distanciamento social, até os consumidores mais conservadores passaram a ver o comércio eletrônico como opção mais segura para suas compras. Oferecer produtos e serviços online se tornou um caminho quase obrigatório para que os empreendedores mantivessem suas atividades.
Além de desenvolverem seu próprio site de vendas, os empreendedores podem utilizar as plataformas de Marketplace, não necessitando assim ter um domínio próprio, reduzindo custos.
Marketplace é uma plataforma que funciona como um shopping center virtual, reunindo diversas marcas, produtos e serviços em um único site. Para os consumidores, oferece praticidade na hora das compras. Já para os empreendedores, oferece visibilidade, segurança, oportunidade de ampliar vendas e conquistar novos clientes, com custos reduzidos de publicidade. O Vai de Visa #compredopequeno é uma opção, experimente!
A força do digital
Pesquisa EY-Parthenon, divulgada no início de agosto, também destaca a importância do Marketing Digital como alternativa à crise. De acordo com o estudo, as empresas que entraram na crise mais digitalizadas foram menos impactadas. Por isso, 58% das PMEs esperam utilizar mais canais de vendas online e 66% planejam expandir o marketing digital pós-pandemia.
Entre as PMEs que foram mais impactadas pela crise, 40% utilizavam canais físicos como o principal canal de venda, em contrapartida, somente 19% das PMEs neste grupo vendiam principalmente através de canais digitais.
O aumento da digitalização das empresas reflete uma tendência também vista na mudança dos hábitos dos consumidores, que passaram a utilizar mais canais digitais para compras e para acessar conteúdo, e aderiram a meios de pagamentos digitais, principalmente cartões de crédito no e-commerce, contactless e nos pontos de venda. Estes novos hábitos de consumo devem se manter pós-pandemia e as empresas precisarão se adaptar para se manterem relevantes.
Links úteis:
FecomercioSP
https://www.fecomercio.com.br/
Limitação de Responsabilidade
As informações, recomendações ou "melhores práticas" aqui contidas são fornecidas "COMO ESTÃO" e a título meramente informativo e, assim, não devem ser consideradas como uma assessoria de negócio, operacional, de marketing, financeira, jurídica, técnica, fiscal ou de qualquer outro tipo. Ao implementar qualquer nova estratégia ou prática, você deve consultar seu assessor jurídico para determinar as leis e regulamentos que podem ser aplicáveis à sua situação específica. Os custos reais, economias e benefícios resultantes de referidas recomendações, programas ou "melhores práticas" podem variar com base em suas necessidades específicas negociais e nos requisitos do programa. Pela sua natureza, as recomendações não são garantias de desempenho futuro ou resultados e estão sujeitas a riscos, incertezas e suposições que são difíceis de prever ou quantificar. Suposições foram feitas por nós à luz da nossa experiência e nossas percepções de tendências históricas, das condições atuais e dos desenvolvimentos futuros esperados e outros fatores que acreditamos sejam adequados sob a circunstancia. Recomendações estão sujeitas a riscos e incertezas, e os resultados e tendências reais e futuros podem diferir materialmente das suposições ou recomendações. A Visa não é responsável pelo uso que você faça da informação aqui contida (incluindo erros, omissões, imprecisões ou faltas de oportunidades de qualquer tipo) ou por quaisquer suposições ou conclusões que você possa tirar do seu uso. A Visa não oferece nenhuma garantia, expressa ou implícita e renuncia explicitamente as garantias de comercialização e adequação a uma finalidade específica, a toda e qualquer garantia de não violação de direitos de propriedade intelectual de qualquer terceiro, qualquer garantia de que a informação irá atender aos requisitos de um cliente ou qualquer garantia de que a informação é atualizada e será livre de erros. Na extensão permitida pela lei aplicável, a Visa não será responsável perante um cliente ou qualquer terceiro por quaisquer danos ou prejuízos previstos em lei, incluindo, sem limitação, danos especiais, emergentes, incidentais ou punitivos, nem quaisquer danos por lucros cessantes, interrupção de negócios, perda de informações comerciais ou outras perdas monetárias, mesmo se tiver sido notificado da possibilidade de tais danos.
Nota sobre Logos
Todas as marcas e logotipos incluídos neste site são de propriedade de seus respectivos donos e são utilizados apenas com o propósito de identificação.