Conheça os principais desafios de empreender no Brasil
Você é empreendedor, ou pensa em trilhar este caminho? No dia 05 de outubro, é comemorado o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa. Segundo o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), esses empreendimentos formam a base da economia brasileira, representando 98% do universo empresarial do País e respondendo por 27% de tudo o que é produzido.
E a força empreendedora continua crescendo. Neste ano, estima-se que a crise causada pelo novo Coronavírus deve impulsionar o número de pessoas que vão buscar o empreendedorismo como uma alternativa de renda.
Análise da série histórica da pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), realizada no Brasil com o apoio do Sebrae, aponta que, em 2020, o País deve alcançar uma marca histórica: chegar à parcela de 25% da população adulta envolvida na abertura de um novo negócio ou com um negócio com até 3,5 anos de atividade.
Em 2019, a GEM apontou que o Brasil atingiu 23,3% de taxa de empreendedorismo inicial, considerada a maior marca até agora e o segundo melhor patamar total de empreendedores (38,7% da população adulta, entre 18 e 64 anos) desde 2002, primeiro ano da série histórica desta variável.
De acordo com o último levantamento (GEM 2019), realizado em 55 países, estima-se que exista um total de 53,4 milhões de brasileiros à frente de alguma atividade empreendedora, envolvidos na criação de um novo empreendimento, consolidando um novo negócio ou realizando esforços para manter um empreendimento já estabelecido.
Jornada de desafios
Se tradicionalmente a trajetória empreendedora sempre foi reconhecida pela variedade de desafios, neste ano, o cenário turbulento e inesperado tem exigido dos empreendedores grande capacidade de superação. Aqui, você confere alguns dos muitos aspectos a considerar, ao trilhar este caminho.
Na jornada empreendedora, é preciso, a qualquer tempo:
- acompanhar tendências;
- planejar a longo prazo;
- lidar com tributação e burocracia;
- estar à frente da concorrência;
- organizar seu tempo;
- ser uma empresa eficiente (produzir mais, reduzindo custos);
- formar uma boa equipe;
- lidar com as turbulências;
- controlar as finanças;
- ter capital de giro;
- acesso ao crédito;
- fortalecer e divulgar sua marca;
- estar disposto à inovação;
- acompanhar a transformação digital.
Neste ano, logo no início da pandemia, o Sebrae fez um levantamento das principais dúvidas e preocupações dos empreendedores durante a crise e isolamento social:
- lidar com as dívidas;
- pagar fornecedores;
- pagar o aluguel;
- manter as vendas;
- cobrir a folha de pagamento;
- acompanhar as medidas de apoio do Governo.
Em qualquer cenário, mesmo diante de tantas turbulências e incertezas, o empreendedor não pode esquecer de uma prática fundamental: cuidar do planejamento da sua empresa.
Além de se preocupar com medidas e alternativas que garantam a sobrevivência e superação do seu negócio hoje, deve também olhar à frente, pensando nos próximos meses, no próximo ano, traçando estratégias para alcançar seus objetivos.
Empreender envolve muito trabalho, dedicação e a superação de muitos desafios. Mas oferece muitas oportunidades de crescimento e o desenvolvimento de muitas capacidades. Sucesso!
Links úteis
Acesso às pesquisas GEM
https://ibqp.org.br/gem/download/
Principais dúvidas e preocupações dos empreendedores
https://www.sebrae.com.br/sites
Limitação de Responsabilidade
As informações, recomendações ou "melhores práticas" aqui contidas são fornecidas "COMO ESTÃO" e a título meramente informativo e, assim, não devem ser consideradas como uma assessoria de negócio, operacional, de marketing, financeira, jurídica, técnica, fiscal ou de qualquer outro tipo. Ao implementar qualquer nova estratégia ou prática, você deve consultar seu assessor jurídico para determinar as leis e regulamentos que podem ser aplicáveis à sua situação específica. Os custos reais, economias e benefícios resultantes de referidas recomendações, programas ou "melhores práticas" podem variar com base em suas necessidades específicas negociais e nos requisitos do programa. Pela sua natureza, as recomendações não são garantias de desempenho futuro ou resultados e estão sujeitas a riscos, incertezas e suposições que são difíceis de prever ou quantificar. Suposições foram feitas por nós à luz da nossa experiência e nossas percepções de tendências históricas, das condições atuais e dos desenvolvimentos futuros esperados e outros fatores que acreditamos sejam adequados sob a circunstância. Recomendações estão sujeitas a riscos e incertezas, e os resultados e tendências reais e futuros podem diferir materialmente das suposições ou recomendações. A Visa não é responsável pelo uso que você faça da informação aqui contida (incluindo erros, omissões, imprecisões ou faltas de oportunidades de qualquer tipo) ou por quaisquer suposições ou conclusões que você possa tirar do seu uso. A Visa não oferece nenhuma garantia, expressa ou implícita e renuncia explicitamente as garantias de comercialização e adequação a uma finalidade específica, a toda e qualquer garantia de não violação de direitos de propriedade intelectual de qualquer terceiro, qualquer garantia de que a informação irá atender aos requisitos de um cliente ou qualquer garantia de que a informação é atualizada e será livre de erros. Na extensão permitida pela lei aplicável, a Visa não será responsável perante um cliente ou qualquer terceiro por quaisquer danos ou prejuízos previstos em lei, incluindo, sem limitação, danos especiais, emergentes, incidentais ou punitivos, nem quaisquer danos por lucros cessantes, interrupção de negócios, perda de informações comerciais ou outras perdas monetárias, mesmo se tiver sido notificado da possibilidade de tais danos.
Nota sobre Logos
Todas as marcas e logotipos incluídos nesta apresentação são de propriedade de seus respectivos donos, são utilizados com o propósito de identificação e não implicam em patrocínio de produtos e/ou em afiliação com a Visa.