O mercado de franquias conta com opções de negócios para todos os bolsos. Para o empreendedor que está começando, e não tem muito a investir, o caminho pode ser as micro franquias, com investimento inicial de até R$ 90 mil, segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising), e que oferece algumas opções bem baratas (menos de R$ 10 mil), incluindo atividades voltadas para o home office.
Apesar de serem menores se comparadas às franquias comuns, as micro franquias exigem a mesma dedicação e atenção de uma franquia maior.
Para os que preferem franquias convencionais e grandes marcas, o investimento pode variar bastante, algo em torno de R$ 150 mil (uma loja de conhecida marca de cosméticos) a R$ 2,5 milhões (no caso de montar uma unidade de famosa rede de Fast Food, por exemplo.
Retorno do investimento
Ainda de acordo com a ABF, uma grande vantagem das franquias lucrativas e baratas é que o retorno do investimento pode acontecer em prazos menores, na comparação com as franquias maiores.
Em média, segundo estudo da ABF, 61% das redes de franquias que atuam no Brasil estimam ter um prazo de retorno do investimento inicial entre 18 a 36 meses. Já entre as micro franquias, ou franquias de baixo custo, o período é menor: 41% delas ficam entre 12 a 18 meses.
Para entender melhor como é determinado o valor de investimento inicial de uma franquia, a ABF adotou um padrão que estabelece que o investimento total para abertura de uma unidade franqueada é a soma dos seguintes itens: