Rumo a 2021: hora de buscar novas oportunidades para sua empresa
Você certamente sabe que uma das principais características do empreendedor é a capacidade de enxergar oportunidades, mesmo nos momentos mais difíceis, certo?
Pois bem, passado o impacto inicial da pandemia de Covid-19, e olhando para 2021, é hora de pensar em novos caminhos e possibilidades para o seu negócio.
Isso não significa, necessariamente, que você precisará mudar de área, ou fazer alterações radicais nos seus negócios. Procure olhar para o seu empreendimento com mais criatividade, identificando oportunidades de trazer novos caminhos para sua empresa. Uma observação importante: não é preciso esperar uma crise para se reinventar.
Olhar do empreendedor: sempre à frente!
O empreendedor precisa agir de maneira rápida para não perder espaço no seu nicho de mercado. Deve usar ao seu favor todos os recursos disponíveis, tecnológicos, financeiros e não financeiros, aliados às estratégias de marketing, comunicação e de produção, para atender à sua demanda.
Apostar em novas formas de alcançar seu público, ofertar novos serviços/produtos, traçar metas de curto prazo, contratar linhas de crédito, garantir para capital de giro e manter o desenvolvimento de sua força de trabalho são algumas das ações necessárias para o sucesso do seu empreendimento.
Pontos a considerar na sua empresa
As estratégias presentes nos meios online ampliam o relacionamento com os clientes e geram oportunidades de negócios.
Para investir no digital, não basta ter um site destinado às vendas online. Utilize, também, ferramentas de marketing digital que atraiam novos clientes, proporcionem visibilidade e tornem a sua empresa uma referência! Invista nas redes sociais, criação de aplicativos, implementação de chatbot para o seu website.
Como surge a oportunidade?
Uma oportunidade de negócio pode surgir de repente. Por isso, é bom estar sempre atento e antenado ao que acontece na sua empresa, no seu setor, buscando informações e capacitação, participando de eventos, observando a concorrência, monitorando clientes, colaboradores e fornecedores, ficando de olho nas tendências de mercado, bem como no cenário econômico, político e social do País.
Como sondar oportunidades?
Você pode fazer algumas perguntas, no seu dia a dia, para facilitar sua busca por oportunidades. Aqui, são listadas algumas, sugeridas pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas):
- O que é preciso para manter sua empresa em constante processo de melhoria e aprimoramento?
- Existe uma necessidade de mercado que não é suprida, ou é suprida com deficiências?
- Qual é a quantidade de potenciais clientes para este negócio? Qual o seu perfil? Onde se localizam?
- Quais são os principais concorrentes? Quais são os seus pontos fortes e fracos?
- Existem ameaças como, por exemplo, uma nova tecnologia que está prestes a entrar no mercado?
- Existem aspectos legais específicos que devem ser considerados?
- Quais são os valores que o novo produto/serviço agrega para os clientes?
- Quais são as vantagens que a empresa terá ao entrar no negócio?
- Será que este é realmente o momento correto?
- A oportunidade de negócio condiz com as expectativas de lucro da empresa?
- Qual é o investimento necessário? A empresa tem capacidade para isso?
- Tenho vontade pessoal de atuar neste negócio?
Aprenda a lidar com as oportunidades!
Nem sempre uma grande ideia é o suficiente para fazer com que um negócio seja realmente viável e gere os resultados esperados.
É fundamental haver um distanciamento emocional, fazendo uma avaliação crítica da ideia, analisando sua viabilidade: ela vai atender à necessidade dos consumidores?
Uma ideia somente se transforma em oportunidade quando seu propósito vai ao encontro de uma necessidade de mercado. Ou seja, quando existem potenciais clientes.
Para uma empresa se destacar no mercado, deve aproveitar as oportunidades, o que existe postura (e atitude) do empreendedor, de sempre estar atento ao que está acontecendo no mercado.
Links úteis:
Sebrae - Como identificar oportunidades e conquistar o cliente
http://www.bibliotecas.sebrae.com.br/chronus/ARQUIVOS_CHRONUS/bds/bds.nsf/09509af5f690884fd579ae435f592461/$File/SP_saibamaiscomoidentificarasoportunidades_16.pdf
Limitação de Responsabilidade
As informações, recomendações ou "melhores práticas" aqui contidas são fornecidas "COMO ESTÃO" e a título meramente informativo e, assim, não devem ser consideradas como uma assessoria de negócio, operacional, de marketing, financeira, jurídica, técnica, fiscal ou de qualquer outro tipo. Ao implementar qualquer nova estratégia ou prática, você deve consultar seu assessor jurídico para determinar as leis e regulamentos que podem ser aplicáveis à sua situação específica. Os custos reais, economias e benefícios resultantes de referidas recomendações, programas ou "melhores práticas" podem variar com base em suas necessidades específicas negociais e nos requisitos do programa. Pela sua natureza, as recomendações não são garantias de desempenho futuro ou resultados e estão sujeitas a riscos, incertezas e suposições que são difíceis de prever ou quantificar. Suposições foram feitas por nós à luz da nossa experiência e nossas percepções de tendências históricas, das condições atuais e dos desenvolvimentos futuros esperados e outros fatores que acreditamos sejam adequados sob a circunstância. Recomendações estão sujeitas a riscos e incertezas, e os resultados e tendências reais e futuros podem diferir materialmente das suposições ou recomendações. A Visa não é responsável pelo uso que você faça da informação aqui contida (incluindo erros, omissões, imprecisões ou faltas de oportunidades de qualquer tipo) ou por quaisquer suposições ou conclusões que você possa tirar do seu uso. A Visa não oferece nenhuma garantia, expressa ou implícita e renuncia explicitamente as garantias de comercialização e adequação a uma finalidade específica, a toda e qualquer garantia de não violação de direitos de propriedade intelectual de qualquer terceiro, qualquer garantia de que a informação irá atender aos requisitos de um cliente ou qualquer garantia de que a informação é atualizada e será livre de erros. Na extensão permitida pela lei aplicável, a Visa não será responsável perante um cliente ou qualquer terceiro por quaisquer danos ou prejuízos previstos em lei, incluindo, sem limitação, danos especiais, emergentes, incidentais ou punitivos, nem quaisquer danos por lucros cessantes, interrupção de negócios, perda de informações comerciais ou outras perdas monetárias, mesmo se tiver sido notificado da possibilidade de tais danos.
Nota sobre Logos
Todas as marcas e logotipos incluídos nesta apresentação são de propriedade de seus respectivos donos, são utilizados com o propósito de identificação e não implicam em patrocínio de produtos e/ou em afiliação com a Visa.