Saiba como lidar com sua equipe
Talvez um dos maiores desafios do empreendedor (e um de seus maiores méritos também) seja a missão de gerar empregos, tornando-se responsável por uma equipe cujo sustento depende do sucesso da sua empresa.
Portanto, em momentos de crise como agora, é natural sentir apreensão quanto ao futuro de seus colaboradores, questionar-se sobre como retê-los, principalmente se as atividades do seu empreendimento tenham sido interrompidas.
Estabeleça uma relação bastante aberta e transparente com seus funcionários. Unidos, poderão encontrar alternativas para conduzir a situação no momento. Conte com a parceria de um consultor (um amigo especialista em Contabilidade, Recursos Humanos etc.), para entender o que é possível fazer.
A recomendação é evitar ao máximo demitir funcionários, porém, sempre respeitando a realidade e as condições de cada empreendedor. Mantendo sua equipe, você evita a tarefa de contratar novos profissionais quando tudo melhorar, lembrando que tanto demitir quanto selecionar e contratar custa tempo e dinheiro. Isso sem falar na fase de integração e treinamento desses novos contratados.
Entre as alternativas, é possível conceder férias, usar a medida aprovada pelo Governo sobre redução da jornada e suspensão temporária do contrato de trabalho.
Caso o seu estabelecimento comercial continue funcionando normalmente, preze pelo bem estar de seus clientes, mas também, de seus funcionários. Adote medidas e mecanismos de higiene e segurança, procure orientá-los e treiná-los para que se mantenham sempre protegidos.
Home office: para motivar, simplifique!
Procure uma ferramenta online que contemple diversos processos de trabalho e de gestão de tarefas. Isso evita a comunicação dispersa em vários aplicativos e a necessidade de aprender a operar diversos softwares.
Mais importante do que o tempo em que o funcionário passa à disposição do trabalho remoto, é o resultado que ele entrega. Estabelecer objetivos, metas e prazos, além de acompanhar o progresso do trabalho, é mais eficiente do que se preocupar se o colaborador está online o tempo todo.
Limitação de Responsabilidade
As informações, recomendações ou "melhores práticas" aqui contidas são fornecidas "COMO ESTÃO" e a título meramente informativo e, assim, não devem ser consideradas como uma assessoria de negócio, operacional, de marketing, financeira, jurídica, técnica, fiscal ou de qualquer outro tipo. Ao implementar qualquer nova estratégia ou prática, você deve consultar seu assessor jurídico para determinar as leis e regulamentos que podem ser aplicáveis à sua situação específica. Os custos reais, economias e benefícios resultantes de referidas recomendações, programas ou "melhores práticas" podem variar com base em suas necessidades específicas negociais e nos requisitos do programa. Pela sua natureza, as recomendações não são garantias de desempenho futuro ou resultados e estão sujeitas a riscos, incertezas e suposições que são difíceis de prever ou quantificar. Suposições foram feitas por nós à luz da nossa experiência e nossas percepções de tendências históricas, das condições atuais e dos desenvolvimentos futuros esperados e outros fatores que acreditamos sejam adequados sob a circunstancia. Recomendações estão sujeitas a riscos e incertezas, e os resultados e tendencias reais e futuros podem diferir materialmente das suposições ou recomendações. A Visa não é responsável pelo uso que você faça da informação aqui contida (incluindo erros, omissões, imprecisões ou faltas de oportunidades de qualquer tipo) ou por quaisquer suposições ou conclusões que você possa tirar do seu uso. A Visa não oferece nenhuma garantia, expressa ou implícita e renuncia explicitamente as garantias de comercialização e adequação a uma finalidade específica, a toda e qualquer garantia de não violação de direitos de propriedade intelectual de qualquer terceiro, qualquer garantia de que a informação irá atender aos requisitos de um cliente ou qualquer garantia de que a informação é atualizada e será livre de erros. Na extensão permitida pela lei aplicável, a Visa não será responsável perante um cliente ou qualquer terceiro por quaisquer danos ou prejuízos previstos em lei, incluindo, sem limitação, danos especiais, emergentes, incidentais ou punitivos, nem quaisquer danos por lucros cesantes, interrupção de negócios, perda de informações comerciais ou outras perdas monetárias, mesmo se tiver sido notificado da possibilidade de tais danos.
Nota sobre Logos
Todas as marcas e logotipos incluídos nesta site são de propriedade de seus respectivos donos e são utilizados com o propósito de identificação apenas.