Você conhece o setor de vendas diretas? Está relacionado à toda transação comercial que ocorre sem a necessidade de um estabelecimento fixo, e sempre tendo a figura de uma pessoa autônoma que faz a sua carreira de empreendedor, revendendo produtos e representando marcas.
Nesse mercado, que começou com a revenda de cosméticos e cuidados pessoais, são comercializados hoje artigos para o lar, eletroeletrônicos, alimentos, bebidas e até alguns tipos de serviços. Um dos principais diferenciais deste mercado é o atendimento personalizado e a comodidade oferecida aos consumidores. A atividade tem crescido no Brasil, como alternativa à falta de emprego e, também, como maneira de complementar a renda.
Mercado avança na pandemia
Com a pandemia, como tem reagido este segmento de vendas “porta a porta”? Segundo a ABEVD (Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas), o setor no País movimentou cerca de R$ 50 bilhões em 2020, resultado 10,5% maior que o apurado em 2019.
O setor cresceu no período 5,5%, ultrapassando 4 milhões de empreendedores independentes, que atuam como revendedores de produtos de saúde, beleza, utilidades domésticas, vestuário, alimentos, joalheria, entre muitos outros. Entre os revendedores, 57,8% são mulheres e 42,2% são homens. A maioria dos empreendedores é casada e tem ensino superior concluído. O Brasil ocupa hoje a 6ª posição global de vendas diretas de todo o mundo.
Setor aproveita transformação digital
Em tempos em que é preciso se reinventar, o mercado de vendas diretas vem buscando forças na transformação digital, utilizando ferramentas digitais para divulgação e venda de produtos.
De acordo com pesquisa realizada pela ABEVD, as vendas diretas tiveram em 2020 engajamento de 20,6% na internet, 18% no WhatsApp e 14,9% nas mídias sociais, ou seja, mais de 50% das vendas realizadas pelos empreendedores independentes ocorrem em meio digital.
O WhatsApp é a ferramenta mais utilizada de comunicação com os clientes, seja para disponibilizar informações sobre produtos ou serviços, seja para realizar atendimentos e vendas. As redes sociais, além de servirem como canal de vendas, também estabelecem o contato e o relacionamento com o cliente.
A ABEVD explica que o relacionamento, o cuidado e o carinho da venda direta podem acontecer online, com a possibilidade de conquistar mais clientes e maior divulgação dos produtos. Cabe ao empreendedor acompanhar este movimento e aproveitar as oportunidades.
Links úteis:
Dados ABEVD
https://www.abevd.org.br/dados-e-informacoes/
Pesquisa ABEVD – divulgação 30/09/2020
https://www.abevd.org.br/abevd-divulga-pesquisa-sobre-o-perfil-do-empreendedor-independente-durante-webinar/