A transformação digital, que já vinha acontecendo no mundo corporativo, tomou um ritmo acelerado, até nas empresas de menor porte, diante da necessidade de buscar caminhos para manter os negócios em atividade, mesmo nos meses críticos de início da pandemia.
Todo esse ajuste, ocorrido principalmente pela mudança brusca de comportamento do consumidor, e da necessidade de distanciamento, trouxe novos hábitos e utilizou a tecnologia como aliada para vender e divulgar produtos, promover a comunicação e a conexão entre as pessoas, garantir produtividade, otimizar processos etc.
Por esses e outros motivos, a transformação digital foi totalmente incorporada à rotina das pessoas e só deve avançar, seja no mundo dos negócios, nos lares, no ambiente de ensino e em tantos outros segmentos.
Marketing Digital
O uso das mídias digitais para divulgação dos produtos e serviços, processos ágeis e automatizados, a venda através de sites, aplicativos, WhatsApp, adaptação para entrega de produtos e serviços, foi e continua sendo um diferencial para os negócios que conseguiram se manter durante a pandemia.
Atendimento eficiente e serviços de entrega
Os serviços de delivery ganharam espaço, e as empresas/aplicativos que oferecem uma entrega eficiente dificilmente perderão espaço, pois o consumidor (até o mais resistente) habituou-se ao método e incorporou a opção à sua rotina.
Home office
As empresas e os profissionais de diferentes segmentos puderam perceber que o home office é sim possível, e pode oferecer bons resultados quando a tecnologia entre em jogo, oferecendo diferentes soluções para otimizar processos, viabilizar reuniões online, facilitar a comunicação, gerenciar projetos e avaliar a produtividade. A tecnologia Cloud (em nuvem) se tornou fundamental para o acesso e compartilhamento seguro das informações.
Inovação continua
A busca de soluções que garantam qualidade e otimizem resultados não para nunca, e aí entra a inovação. As empresas devem fortalecer essa cultura inovadora, envolvendo e motivando suas equipes neste processo. Para que a empresa faça o melhor uso das tecnologias e inove, é preciso que as pessoas estejam capacitadas para lidar com isso, daí a necessidade de se criar uma cultura realmente inovadora.
Aperfeiçoamento da transformação
Para muitas empresas, sobretudo as de menor porte, a transformação digital veio como medida urgente de sobrevivência: as soluções foram implementadas rapidamente, lojas físicas migraram para o online com urgência, restaurantes passaram a oferecer delivery, escolas se ajustaram às aulas virtuais.
O passo seguinte tem sido de ajuste e aperfeiçoamento, observando e analisando os métodos rapidamente aplicados e buscando melhorá-los, de forma a dar continuidade, não mais com o objetivo de sobrevivência, mas de fornecer aos clientes excelentes experiências na compra/consumo do produto ou contratação do serviço.
Neste processo, é sempre importante lembrar: deve-se estar atento às necessidades do público-alvo, antecipando-se sempre às suas dores e oferecendo alternativas marcantes e inesquecíveis.
Consumidor dita mudanças
Pesquisa realizada pela FecomercioSP (acesso ao final deste artigo) “Transitório ou permanente: a pandemia e o novo comportamento do consumidor” mostra que, ainda que a maior parte das mudanças provocadas pela pandemia seja provisória, alguns padrões de comportamento devem ser permanentemente alterados. Confira alguns destaques do estudo:
Trabalho remoto fica: a expectativa da FecomercioSP é que, quando a situação se normalizar, boa parte das atividades continue sendo realizada remotamente, ajudando as empresas a reduzir custos.
Viagens de negócios diminuem: além da economia com passagens e diárias para funcionários, as empresas devem passar a considerar, também, a questão do tempo de deslocamento, que poderá passar a ser utilizado para a realização de outras atividades.
Comércio local e delivery são preferência: muitos consumidores já se acostumaram com a comodidade de receber o que precisam em casa. Quando a entrega não for uma opção viável, a tendência é que as pessoas acabem optando pelo comércio de bairro, que também tem sido beneficiado, diante de maior número de profissionais em home office.
Cursos online ganham espaço: as instituições de ensino perceberam o aumento da demanda, principalmente para cursos de curta duração, e logo se movimentaram para supri-la.
Relação diferente com o carro: entre as mudanças de comportamento do consumidor, a pesquisa da FecomercioSP destaca também a relação das pessoas com o carro próprio: com uma menor necessidade de deslocamento, muitos devem reavaliar a necessidade de manter um carro na garagem, com gastos elevados com seguro, combustível e manutenção.
Links úteis:
Acesso à íntegra da Pesquisa FecomercioSP
https://lab.fecomercio.com.br/wp-content/uploads/2020/09/ebook-transitorio_APROV_final.pdf