A transformação dos pagamentos e do setor bancário está em pleno andamento na América Latina e no Caribe
Para encontrar inspiração para o que é possível em pagamentos, olhe para a América Latina e o Caribe (LAC), onde dinâmicas diversas estão impulsionando grandes mudanças de mercado e inovação tecnológica. Em duas regiões onde o dinheiro há muito tempo é considerado rei, as preferências dos consumidores estão mudando—desafiando a indústria bancária existente e chamando por uma necessidade de transformar a infraestrutura central enquanto atende às necessidades de segmentos de clientes-chave, incluindo a Geração Z e consumidores de alta renda.
Novos jogadores no mercado estão mudando o status quo
A idade média dos consumidores está entre as mais jovens em comparação com outros mercados. Como era de se esperar desses nativos digitais, os consumidores da Geração Z têm altas expectativas quando se trata de experiências de e-commerce. Eles estão impulsionando a adoção de carteiras digitais e, à medida que sua participação no mercado cresce, também crescem as transações sem cartão presente (CNP).
A rápida adoção pelos consumidores e a abertura para adaptação oferecem oportunidades para construir experiências de pagamento digital, e as empresas FinTech e Banking-as-a-Service (BaaS), não os bancos tradicionais, estão aproveitando-as. No entanto, devido a barreiras para abrir uma conta inicialmente, há uma tendência dos consumidores nas regiões LAC de permanecerem com um único banco, então as instituições financeiras que estão equipadas para oferecer o mesmo nível de inovações bancárias que os modelos FinTech e BaaS têm uma vantagem potencial.
Espera-se que a receita de FinTech na LAC cresça acima das médias globais nos próximos anos, impulsionando a competição mundialmente. RTP está ganhando uma presença notável na LAC graças ao investimento FinTech—Unified Payments Interface está expandindo seu sistema de pagamento móvel instantâneo para o Caribe, como um exemplo. Os esquemas mais avançados, como o Pix no Brasil, estão buscando adicionar pontuação de risco, resolução de disputas e capacidades de pagamento em parcelas. Os modelos BaaS também estão se mostrando muito bem-sucedidos na América Latina, com o Open Banking substituindo os bancos tradicionais, o que abriu caminho para a inovação em pagamentos.
Atenda aos clientes voltados para o digital: o futuro da sua base de portadores de cartão
Para se alinhar com as tendências de banco digital evidentes na LAC e se manter à frente das expectativas dos portadores de cartão, os emissores precisam projetar uma experiência de usuário para seus clientes mais conhecedores do digital e construir uma proposta de valor integrada com lealdade e benefícios.
A Visa está em uma posição única para ajudá-lo a expandir os pagamentos digitais nas experiências digitais unificadas que os consumidores mais jovens demandam. Com a flexibilidade de nossas APIs totalmente personalizáveis e SDKs pré-construídos de rápida implementação, empodere seus clientes e instituição para possibilitar:
- Gerenciar facilmente assinaturas e identificar e parar cobranças recorrentes, ajudando a reduzir estornos e disputas.
- Configurar controles de transações intuitivos para alertá-los sobre compras acima de um certo limite, transações estrangeiras, compras CNP e mais.
- Enviar instantaneamente credenciais de cartão para todas as principais carteiras digitais e clicar-para-pagar via soluções de provisionamento no aplicativo.
- Reduzir disputas fraudulentas, estornos caros e despesas operacionais associadas, enquanto permite tempos de resolução e recuperação de fundos mais rápidos com nossas soluções de gestão de disputas agnósticas de rede.
Com Visa Consumer Engagement Solutions você obtém um conjunto modular, de ponta a ponta de soluções para ajudar a engajar e reter clientes ao longo de seu ciclo de vida. Com segmentos de alta renda demandando mais de seu relacionamento financeiro primário, a Visa continua a investir em experiências de benefícios que impulsionam gastos e criam um engajamento genuíno.
- Encantar clientes de alta renda com benefícios premium, como acesso a lounges VIP para elevar sua experiência de viagem através do Visa Airport Companion.
- Fornecer suporte de viagem diferenciado com atendimento ao cliente 24/7, substituição de cartão digital e físico e acesso a dinheiro de emergência para reter ainda mais viajantes de alta renda.
- Aprofundar a lealdade com comunicações personalizadas e recompensas significativas que ressoam com seu portador de cartão, desde experiências VIP até colecionáveis digitais únicos impulsionados por AR e Web3.
Para construir, escalar e entregar a experiência voltada para o digital descrita acima, os emissores precisam de uma base flexível e à prova de futuro e infraestrutura tecnológica. Com nossa aquisição da plataforma de microserviços de processamento e core-banking nativa da nuvem, Pismo, a Visa pode fornecer exatamente isso.
Preparando para o sucesso em mercados emergentes
Com a preferência dos consumidores da LAC pelo banco principal, as instituições têm um forte incentivo para transformar seus sistemas centrais e oferecer experiências diferenciadoras para engajar segmentos de clientes emergentes e estabelecidos. Visa Issuing Solutions está aqui para ajudá-lo a se libertar das restrições do sistema central e entregar as cativantes experiências digitais que este mercado dinâmico está desejando agora.
Se você deseja saber mais, clique aqui para baixar nosso último relatório “Como a maturidade digital está modelando as tendências de pagamento”.