As carteiras digitais estão ganhando popularidade em toda a América Latina e Caribe

Por Marcus Vendruscolo, Diretor Sênior de Visa Direct, Visa América Latina e Caribe

Atualmente, as pessoas querem ter a liberdade de comprar o que quiserem, em qualquer lugar, e estão mais propensas a experimentarem novas formas de pagamento. Em 2024, as carteiras digitais responderão por mais de 50% de todos os pagamentos de eCommerce em nível global.¹

As eWallets ou carteiras digitais podem ajudar a reter clientes e posicionar os cartões como opções preferidas para pagamentos. A Visa promove o uso de carteiras digitais de diferentes maneiras: ela permite enviar fundos à carteira, retirar fundos armazenados nela, e ter acesso à sua incomparável rede de aceitação.

Os pagamentos digitais alcançaram 64% de penetração nas vendas no varejo da América Latina e Caribe.²

 

9 dicas para ter sucesso com as carteiras digitais

 

  1. Antes de criar uma carteira digital, você precisa entender não só as necessidades e preferências dos clientes a fim de lhes oferecer uma experiência fluida, como também a forma em que você quer se diferenciar da concorrência.

  2. Você terá que oferecer recursos e características básicas, e a Visa pode ajudar a obtê-los.

  3. Ofereça a possibilidade de escolher entre uma variedade de programas, tais como as transferências P2P (entre pessoas) ou P2M (pessoa a estabelecimento comercial), e de diferentes serviços, como empréstimos, remessas internacionais, recargas de celular, promoções, programas de fidelidade, cashback, desembolso de fundos, criptomoedas, seguros, etc.

  4. Para aumentar o nível de adoção, é fundamental oferecer ao cliente uma experiência de onboarding sem atritos, na qual apenas seja requerida informação relevante que permita conhecê-lo (KYC). Complete o processo de onboarding com a opção de aderir os cartões de crédito ou débito dos clientes para financiar a carteira.

  5. Avalie a possibilidade de emitir cartões de forma instantânea e oferecer uma versão digital para os clientes-alvo não bancarizados; habilite também as soluções de Pagamento por Aproximação e por QR, com autenticação biométrica.

  6. Ofereça transferências em tempo real, 24/7, com limites altos e configuráveis, e mostre transparência de custos a fim de trazer grande valor e conveniência tanto para o remetente quanto para o destinatário.

  7.  A Visa permite a entrada (carga) de fundos, e a retirada de fundos da carteira em tempo real por meio de cartões, e suporta também a integração entre diferentes carteiras.

  8. Não se esqueça da segurança, implementando um modelo integral de segurança dos dados das credenciais.

  9. Visa Direct é uma rede global que atinge mais de 7 bilhões de pontos de recebimento de transferências, incluindo 3 bilhões de cartões, 2 bilhões de contas e 1,5 bilhão de carteiras digitais, abrangendo mais de 190 países e 160 moedas com uma só integração.


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Fontes:

1. The Global Payments Report. WorldPay from FIS, 2022.

2. PCMI Payments Data Library. Foram excluídas da análise: viagens e serviços F2F (presenciais), governo, assistência médica, transporte e B2B (empresa a empresa).