Comportamento do consumidor e digitalização de pagamentos na América Latina e Caribe
Na Visa, nos esforçamos por ajudar a construir uma economia inclusiva que ofereça a mais pessoas, em mais lugares, acesso a serviços e experiências de pagamento seguros e sem complicações. Com esta finalidade, sempre medimos o pulso dos consumidores, para compreender melhor suas preferências e antecipar suas necessidades, proporcionando assim soluções inovadoras, intuitivas e relevantes.
Estudo Atitudes e Usos do Consumidor na América Latina e Caribe de 2023
Acabamos de lançar este estudo que explora como os consumidores movimentam seu dinheiro no contexto da migração digital que se acelerou na região nos anos pós-pandemia. Ele sugere que a forma que as pessoas recebem seu dinheiro influencia a forma como eles o gastam e indica que aquelas que recebem dinheiro digitalmente também tendem a fazer mais pagamentos digitais. Mais de 60% dos consumidores pesquisados afirmaram que recebem dinheiro através de transferências bancárias, seguidos de 43% que recebem em dinheiro e 14% que recebem fundos por outros meios digitais, como aplicativos e carteiras digitais.
As pessoas que usam algum método digital para receber dinheiro – seja por transferência bancária ou por outras opções digitais – normalmente usam cinco métodos diferentes para pagar seus gastos – entre elas dinheiro, cartões de crédito, cartões de débito e outras opções digitais. De forma semelhante, aquelas que recebem com mais frequência pagamentos em dinheiro, tendem a usar dinheiro com mais frequência para pagar suas coisas também. De acordo com um estudo, 52% dos entrevistados, recebem pagamentos em dinheiro e pagam em dinheiro, comparados com 42% e 46% respectivamente, para aqueles que recebem dinheiro por transferência bancária ou via aplicativos.
Método de pagamento preferido
Embora aparentemente o método de pagamento usado depende em grande medida do que os consumidores estão comprando, o estudo indica que o dinheiro ainda é o método de pagamento mais usado pelas pessoas entrevistadas em quase todas as categorias, exceto para compras on-line, pagamentos de pessoa para pessoa (P2P) e compras de grande valor. Para este último caso, o estudo constatou que apenas 29% dos entrevistados usam dinheiro quando fazem compras com valores altos, enquanto o restante das pessoas prefere a opção digital, como cartões de crédito e débito ou aplicativos.
Ao optar por pagar utilizando meios digitais, os consumidores na América Latina e Caribe estão recorrendo cada vez mais às carteiras digitais. Ao que tudo indica, estes aplicativos móveis, nos quais os usuários podem carregar virtualmente um cartão físico e armazenar seu valor para pagamentos mais fáceis e rápidos, estão prontos para responder, em 2024, pelos pagamentos de mais de 50% de toda atividade de eCommerce global¹. Em uma região na qual o uso do dinheiro ainda predomina, as carteiras digitais e outras ferramentas de gestão de dinheiro estão se tornando um importante portal para as pessoas não bancarizadas ou com pouco acesso a serviços bancários, que tendem a ser mais jovens e a pertencerem a populações com rendas mais baixas.
Como os consumidores estão economizando dinheiro
No que diz respeito à forma de economizar, o estudo destaca que embora este seja um conceito amplamente difundido na região – tanto por uma questão cultural, como devido à volatilidade econômica da maioria dos mercados – apenas 63% dos consumidores pesquisados economizam de alguma maneira, e destes, apenas 33% o fazem com regularidade. Em termos de investimentos, o cenário é semelhante – apenas 36% dos entrevistados investem atualmente de alguma forma.
O interessante é que o estudo sugere que tendências emergentes, como investimentos em criptomonedas, estão começando a ganhar impulso na América Latina e Caribe, modelando e redefinindo as possibilidades de investimento na região. O estudo constatou que 23% dos consumidores que informaram estar investindo, estão usando criptomoedas - um grupo não tão menor do que o daqueles que usam outras opções mais populares de investimento.
Se você quer ler o relatório, clique aqui para ter acesso à versão completa do estudo: Estudo Atitudes e Usos do Consumidor na América Latina e Caribe de 2023