Conquistando a Geração Z nas mídias sociais, jogos e pagamentos na América Latina e Caribe

Por Eduardo Coello, presidente regional da Visa América Latina e Caribe

Em meio a esse sistema cada vez mais digital, estamos agora diante de um grupo social exclusivo que vem surgindo: a Geração Z – a primeira geração de verdadeiros nativos digitais, que estão mudando rapidamente o mundo bancário e financeiro, ganhando mais poder aquisitivo e maturidade financeira e se tornando os novos influenciadores do comércio digital atual.

A Geração Z – que compreende pessoas nascidas entre 1997 e 2012 – é agora o maior corte etário do mundo, representando 32% da população total¹. Considerando que esse grupo exclusivo de jovens adultos continua a se expandir, na Visa, queremos compartilhar o novo relatório “Conquistando a Geração Z nas mídias sociais, jogos e pagamentos” por meio do qual fornecemos às nossas instituições financeiras, comerciantes e todo o sistema de comércio, diretrizes claras para entender e atender melhor às necessidades da Geração Z, desbloqueando oportunidades comerciais significativas para alcançar e engajar esse importante grupo.

Em especial nos jogos, que desempenham um papel central na vida da Geração Z, entender esse comportamento é fundamental, já que 80% dos integrantes da Geração Z na América Latina se identificam como gamers² e 70% dizem que os videogames são seu formato de entretenimento preferido³. Portanto, o relatório se aprofunda nesse espaço, fornecendo um manual de estratégia para que os emissores alcancem os gamers da Geração Z, enquanto também expande sua relevância cultural enquanto ativistas sociais, defensores do bem-estar, além da força motriz da mudança atual para pagamentos digitais, impulsionado pelo uso natural de aplicativos de banco no celular, carteiras digitais, aplicativos de pagamento P2P e criptomoedas.

Não há dúvida de que conquistar a Geração Z é crucial para o sucesso futuro, dado seu crescente impacto como a geração mais digital do mundo. Todos os participantes do sistema de pagamentos devem enfrentar o desafio de se conectar a esses jovens por meio de experiências bancárias digitais inovadoras, para gerar mais crescimento comercial e captar a fidelidade desse grupo de consumidores, que cresce cada vez mais rápido e que está reformulando o futuro do comércio.

Convido você a explorar nosso novo relatório clicando aqui para acessá-lo em inglês, espanhol ou português.

 

1 Geração Z: Estatísticas, Dados e Tendências (2024) https://whatsthebigdata.com/gen-z-statis/#google_vignette

² NewZoo Global Gamer Study 2023 https://newzoo.com/resources/trend-reports/how-difer different-generations-engage-with-video-jogos

³ En Latam, 7 de cada 10 personas de la Gen Z cree que los videojuegos son el mejor formato de entretenimiento. Adlatina, 26 de setembro de 2023. https://www.adlatina.com/digital/siete-de-cada-diezlatinoamericanos-de-la-generacion-z-consideran-que-los-videojuegos-son-el-mejor-formato-de-entretenimiento