Girl using virtual reality technology

Geração Z: Abrindo Caminho Rumo ao Futuro do Comércio 

Por Romina Seltzer, Head of Product & Innovation, Visa América Latina e Caribe

A Geração Z é o futuro do comércio. Essa geração totalmente digital de jovens adultos está se tornando fundamental para decidir os novos rumos dos pagamentos.

Os membros da Geração Z não só estão abrindo caminho rumo a pagamentos digitais mais inteligentes, hiperpersonalizados, mais flexíveis e fluidos; eles também estão posicionados para se tornar o segmento de consumidores que cresce mais rápido em todo o mundo, com uma força extraordinária para reformular o mercado com seus comportamentos financeiros únicos.

Na Visa, acabamos de lançar um novo relatório, “Conquistando a Geração Z nas mídias sociais, games e pagamentos”, e os números são surpreendentes, principalmente no que se refere a seus comportamentos relacionados ao comércio e ao dinheiro. Por exemplo, os membros da Geração Z estão surgindo como uma força poderosa na economia de aplicativos móveis: dentre eles, 75% dizem que usam regularmente aplicativos para atividades financeiras, 85% possuem e usam um aplicativo financeiro ou carteira digital,¹ e 60% usam o celular para fazer compras digitais², utilizando os apps nas compras on-line muito mais do que qualquer outra geração.

A Geração Z gerencia seu dinheiro de forma predominantemente on-line e quer que suas transações do mundo real funcionem de forma tão simples quanto suas interações digitais. É fundamental entender isso pois essa geração não faz distinção entre canais. Seja no Instagram, no TikTok ou nas lojas, os membros dessa geração esperam uma experiência fluida em qualquer plataforma e dispositivo. Para eles, os pagamentos devem estar disponíveis nos espaços virtuais nos quais geralmente se encontram, interagem e jogam.

Para tornar esses espaços on-line seguros e sem atritos, na Visa estamos comprometidos em desenvolver soluções como o Click to Pay, que proporciona uma experiência simples de checkout digital, com a praticidade da pagamento sem contato. Em vez de inserir manualmente os detalhes do cartão a cada compra, os portadores de cartão se cadastram no Click to Pay uma vez e depois fazem o pagamento no e-commerce dos comerciantes participantes, bastando usar o endereço de e-mail ou número de telefone. O Click to Pay, em combinação com o Visa Payment Passkey Service – a solução de autenticação da nova geração que confirma a identidade digital por meio de biometria (face, impressão digital) para autorizar pagamentos – pode ser uma dupla poderosa. O Serviço de Chaves de Pagamento foi criado com base no padrão FIDO e projetado para tornar os pagamentos on-line mais seguros e protegidos, eliminando o uso de senhas e reduzindo fraudes. Estamos trabalhando para implementar esses programas no modo piloto e de forma ampla.

E isso me leva aos games, que desempenham um papel central na vida da Geração Z. A Geração Z cresceu jogando videogame desde cedo, muitos se sentem confortáveis e emocionalmente ligados aos mundos dos jogos. Na verdade, 80% dos membros da Geração Z da América Latina se identificam como gamers,³ e 70% deles jogam para socializar com amigos em mundos digitais⁴.

Mas o game não é apenas um passatempo para eles, é uma moeda social. E eu sei disso muito bem. Meu filho Valentino está no início desta geração e é um jogador apaixonado. Ele não só já está pagando tudo com seu telefone (é a única coisa que ele carrega o tempo todo), mas também passa muitas horas conectado ao jogo de futebol da FIFA, o que o transformou em um verdadeiro empresário, que compra e vende jogadores com seus amigos.

Portanto, um valor inerente dos jogos reside no fato de que geralmente é a porta de entrada da Geração Z às transações digitais — e, na verdade, a todo o sistema financeiro, estabelecendo as bases para sua compreensão e influência no futuro do comércio on-line.

Os jovens se sentem confortáveis com moedas virtuais, tokens e outras formas de pagamento virtual nos games, e o custo associado aos seus jogos favoritos. Eles dedicam tempo para ganhar e gastar dinheiro no jogo, e até mesmo usá-lo para negociar com outras pessoas na vida real, como prometer pagar uma bebida a um amigo usando Robux, a moeda da Roblox.

Em muitos desses casos, os jovens gamers podem se engajar no sistema de pagamentos digitais sem nunca interagir com instituições financeiras ou comerciantes do mundo real. Conforme declarado em nosso novo relatório⁵, 57% dos jogadores da Geração Z dizem que descobriram novas marcas durante os jogos, 53% têm mais probabilidade de comprar de uma marca apresentada em um jogo e 32% compraram mercadorias virtuais ou digitais em um mundo de jogos digitais⁶.

À medida que a Geração Z sai da adolescência financeira e entra para a maturidade financeira, adaptar-se à sua dinâmica não só é necessário, mas também um imperativo estratégico para o sucesso no futuro. Com a América Latina e o Caribe se tornando a região de crescimento mais rápido em jogos⁷ e a Geração Z sendo agora o maior corte etário do mundo⁸, as oportunidades nesse espaço são enormes. E na Visa, com nossa experiência em comércio e soluções inovadoras, podemos ajudar a criar as melhores ofertas de produtos e continuar aproveitando o poder desse segmento para nossos clientes e parceiros na região, ajudando-os a alcançar a exposição certa e o crescimento comercial.

Convido você a ler nosso novo relatório clicando aqui para acessá-lo em inglês, espanhol ou português

Vamos estar #preparadosparaaGeraçãoZ com a Visa

 

¹ NewZoo Global Gamer Study 2023. https://newzoo.com/resources/trend-reports/how-different-generations-engage-with-video-games

² Como a Geração Z está Moldando o Futuro do Comércio. Visa. https://www.visa.com.tt/partner-with-us/info-for-partners/blog/how-gen-z-is-shaping-the-future-of-commerce.html

³ NewZoo Global Gamer Study 2023. https://newzoo.com/resources/trend-reports/how-different-generations-engage-with-video-games

⁴ A Geração Z já Está no Metaverso. Pesquisa realizada pela YPulse, 7 de março de 2022. https://www.ypulse.com/Article/2022/03/07/gen-z-is-al already-in-the-metaverse

⁵ NewZoo Global Gamer Study 2023. https://newzoo.com/resources/trend-reports/how-different-generations-engage-with-video-games

⁶ Geração Z e Geração Y encontram significado e conexão on-line. Deloitte, 2023. https://www2.deloitte.com/us/en/insights/industry/technology/digital-media-trends-consumption-habits-survey.html#gen-zsand-millennials-find-meaning-and-connection-online

Pagamentos em Games na América Latina & Caribe, 2023

⁸ Geração Z: Estatísticas, Dados e Tendências (2024) https://whatsthebigdata.com/gen-z-statis/#google_vignette