O mundo está mudando incrivelmente rápido, com isso, a nossa capacidade de nos adaptarmos rapidamente às novas tendências, tecnologias e mudanças geracionais torna-se cada vez mais crucial para permanecermos relevantes e à frente da curva neste ecossistema hipercompetitivo.
Nesse contexto, uma nova geração de influenciadores está surgindo com muita força. Hoje estamos diante de um fenômeno social único: os “Gen Zers”, a primeira geração de verdadeiros nativos digitais, que estão redefinindo decisivamente o mundo bancário e financeiro, ganhando destaque como um segmento-chave de consumidores e se tornando os novos influenciadores do amanhã.
À medida que esse grupo vai se expandindo, entra no mercado de trabalho e adquire maior poder de compra, seu impacto sobre a cultura, a tecnologia e o consumo no varejo será profundo. Com isso em mente, e com o objetivo de ajudar nossos clientes bancários a se conectarem efetivamente com esta geração, a Visa quer compartilhar algumas perspectivas e comportamentos importantes, que, com base nas tendências globais, podem ajudar as instituições financeiras a criarem estratégias específicas e um portfólio de produtos que as ajudem a atrair e reter esses jovens.
Geração hipertecnológica. O que realmente torna esta próxima geração de consumidores única é que esses nativos digitais (nascidos entre meados dos anos 1990 e 2000) nunca tiveram uma vida sem internet. Desde cedo foram expostos à tecnologia, às redes sociais e aos dispositivos móveis. De fato, quase 99% da Geração Z possui ou tem acesso a um smartphone,|[1]e como eles cresceram com os avanços tecnológicos, esperam que as marcas “evoluam continuamente” e “adotem novas tecnologias”.
Estar constantemente conectado é a norma. Em sintonia com seu grande conhecimento digital, estamos tratando de um grupo hiperconectado, engenhoso e ágil; uma geração que devemos alcançar através de vários canais com mensagens claras, curtas e contundentes. A Geração Z leva 8 segundos para decidir se o conteúdo vale a pena, usa até 5 dispositivos ao mesmo tempo e acessa as redes sociais cerca de 100 vezes por dia.[2]
A era das redes sociais. Esse grupo de jovens também está moldando a nova era das mídias sociais e do comércio social. Na verdade, a Geração Z tem maior envolvimento com as redes sociais do que qualquer outra geração: 99% dizem que usaram ativamente as redes sociais ou aplicativos de bate-papo nos últimos 6 meses e[3] 85% usam diferentes canais de rede social para obter informações sobre produtos[4]. Snapchat, TikTok, Instagram e Facebook são suas plataformas sociais preferidas.
Conexão por meio de videogames e Metaverso. Os videogames também se tornaram a principal forma de entretenimento digital para a Geração Z e estão se tornando parte importante de sua vida social e identidade cotidiana. Além disso, o Metaverso também está criando novas oportunidades para interagir com esta geração. De fato, as pesquisas que realizamos nos EUA, Reino Unido, China e Japão apontam que 70% dos jogadores da Geração Z esperam se divertir no mundo virtual dos jogos, mas sem jogar[5].
Banco digital. Quando se trata de serviços bancários e pagamentos, a Geração Z faz a maioria de suas transações bancárias e financeiras de modo online e, claramente, prefere canais digitais e móveis.Um estudo recente da Logica Research[6] revelou que “mais de 6 em cada 10 pessoas da Geração Z disseram que o celular era seu método mais popular de compras digitais”.
Além disso, a Geração Z está usando cada vez mais cartões de débito e pode fazer a transição mais rapidamente para cartões de crédito e opções alternativas, como plataformas P2P (pagamento entre pessoas) eBNPL (sigla em inglês para compre agora e pague depois)[7]. Esse grupo também está adotando novos ativos digitais, como as criptomoedas, visto que 59% da Geração Z acredita que poderia enriquecer investindo em criptomoedas.[8]
Não há dúvida de que a Geração Z está se destacando como a geração mais educada, digital e focada nas redes sociais do mundo todo; um grupo de jovens que já representa 26% da população mundial.[9] Portanto, todos os participantes do ecossistema de pagamentos devem enfrentar o desafio de se conectar com esses jovens por meio de experiências bancárias inovadoras na esfera digital e, assim, impulsionar ainda mais o crescimento dos negócios e conquistar a fidelidade do grupo de consumidores que mais cresce no mundo; os jovens que estão redefinindo o futuro do comércio.
Para saber mais sobre a Geração Z, baixe o relatório completo em português.