Os clientes querem escolher onde, como e quando querem pagar. Suas preferências digitais e físicas estão tornando os pagamentos a principal influência nas tendências do varejo.
E as empresas que não evoluirem para acompanhar as preferências dos seus clientes correrão o risco de serem passadas para trás por suas concorrentes. A seguir, destaco seis tendências que estão redefinindo o varejo.
1. Redefinição de lealdade
Os clientes esperam ser reconhecidos, lembrados e valorizados. Com o fim do suporte a cookies de terceiros, as empresas estão buscando novas formas de proporcionar experiências personalizadas e criar uma lealdade de marca cada vez mais significativa1.
Os pagamentos podem - e estão - preenchendo esta lacuna para as empresas através da tokenização.
Seja para as vendas on-line ou nas lojas, a tokenização transforma os dados sensíveis de pagamento, como os detalhes do cartão, em um token exclusivo que não pode ser revertido. Ela reduz a fricção, torna as experiências de pagamento seguras e fáceis, e pode oferecer outros benefícios, como o gerenciamento do ciclo de vida para atualizar automaticamente os dados de pagamento e permitir uma visão abrangente dos comportamentos de compra dos seus clientes em todos os canais e tipos de cartão2. Além disso, ela permite que você molde a personalização através de opções de publicidade, desconto e pagamento. Isto finalmente proporciona uma excelente experiência para os clientes em todos os canais de compra e ainda fortalece a lealdade do cliente ao colocá-lo em primeiro lugar.
2. Redefinição de “direto para o consumidor”
Enquanto 74% dos consumidores afirmam que o último varejista com o qual realizaram uma compra aceitou seus métodos de pagamento preferidos, apenas 45% dos varejistas ofereceram esses métodos3. Claramente, os clientes preferem gastar onde seus métodos de pagamento preferidos são aceitos3.
Então, nos mercados locais, e especialmente quando as empresas estão procurando expandir internacional ou globalmente, a aceitação dos métodos de pagamento é fundamental para o sucesso do varejista.
Para as empresas que desejam expandir sua presença internacional e global, oferecer aos clientes sua experiência de pagamento preferida através de um gateway de pagamentos é a melhor abordagem. Optar por uma solução multi-provedor proporciona uma forma eficaz, segura e confiável de processar pagamentos, tanto on-line como na loja, em diferentes moedas4. Exatamente o que os clientes procuram, sem importar em que parte do mundo estejam.
3. Redefinição de como compramos
Em 2022, 34,3% dos compradores usaram seus smartphones nas lojas para melhorar sua experiência de compra4. E as coisas também estão mudando em outros lugares, graças ao comércio em tempo real feito através de redes sociais e aos eventos temáticos on-line. Oferecer aos clientes a opção de fazer compras a qualquer hora, em qualquer lugar, usando qualquer dispositivo, pode ajudar os varejistas a se manterem na vanguarda1.
Uma solução de pagamento unificada e multi-canal pode ser a maneira de conquistar o coração dos seus clientes, independentemente do lugar e da forma que eles optarem para fazer suas compras.
Devido à falta de um limite claro entre as compras digitais e as físicas, os varejistas precisam atrair os clientes, retê-los e possibilitar que eles façam compras usando seu método de pagamento preferido em diferentes plataformas3. A solução ideal funciona de maneira a reduzir a fricção na integração dos diferentes métodos de pagamento, enquanto oferece aos clientes múltiplas opções para um pagamento digital seguro5. Um processo de compra mais tranquilo também pode melhorar, em termos gerais, a experiência dos clientes com sua marca.
4. Redefinição das formas de pagamento
Graças à oferta de uma grande variedade de métodos de pagamento incluindo aplicativos móveis, carteiras digitais, cartões, sistema “Compre agora e pague depois” (BNPL ou Buy Now Pay Later), pagamento em dinheiro na entrega e transferências bancárias on-line - os compradores têm a possibilidade de escolher os varejistas com base nos métodos aceitos por eles.
Expandir sua oferta de métodos de pagamento é crucial para atrair e reter clientes3.
Selecionar o parceiro de pagamentos certo é importante para acompanhar este crescimento na demanda por pagamentos flexíveis1. As opções para pagamentos recorrentes tais como assinaturas e prestações, proporcionam flexibilidade para seus clientes enquanto ajudam você a agilizar o gerenciamento de assinaturas, impulsionar o crescimento sustentável e minimizar a taxa de evasão de clientes (churn)1. Elas ainda tornam possível que você gere uma receita previsível e proporcione aos clientes uma melhor experiência de pagamento, sem inconvenientes, que conquista a lealdade dos clientes e aumenta o valor da sua marca.
5. Redefinição de experiências sem atritos
É frustrante, tanto para o varejista como para o cliente, quando as autorizações do cartão de crédito falham - o que acontece atualmente entre 5 e 10% das vezes5, principalmente devido a informações incorretas sobre a conta ou o vencimento.
Os dados válidos podem reduzir a probabilidade de falhas, portanto é essencial manter as principais informações de pagamento dos clientes atualizadas.
A atualização constante das informações de pagamento armazenadas nos perfis digitais dos clientes torna sua experiência de checkout rápida, fácil e ainda reduz as falhas em pagamentos. Isto, por sua vez, ajuda a evitar a perda de vendas, a frustração dos clientes e as atualizações manuais que são caras. O processo é simples: à medida que as mudanças, atualizações ou renovações de cartões vão ocorrendo, os dados armazenados dos cartões (CoF) devem ser atualizados automaticamente para que você possa reduzir as falhas nos pagamentos e, portanto, o atrito em transações. Um processo de pagamento mais confiável pode ganhar a confiança dos seus clientes a longo prazo.
6. Redefinição da segurança em pagamentos
Quando os varejistas criam novas formas de pagamento e abrem novos canais, os fraudadores já ficam na espreita. A fraude é uma das maiores ameaças às empresas de qualquer tamanho6, já que os fraudadores sempre encontram novas formas de aplicar golpes tanto contra os varejistas como contra os clientes.
Uma estratégia de segurança sólida ajudará você a se concentrar na redução de custos e na melhoria da experiência do cliente enquanto capta mais receita7.
Uma solução confiável, eficaz e personalizável que filtra os pagamentos é essencial para ajudar sua empresa a melhorar as taxas de autorização, reduzir as taxas de revisão e melhorar seus resultados. Quando sua empresa aceita pagamentos sem desconfiança, os clientes podem fazer suas compras rapidamente, sem atrito. Uma solução eficaz de rastreamento de fraudes pode ajudá-lo a otimizar com segurança a receita e aumentar a confiança dos clientes, para que você possa expandir seus negócios a novos mercados e abrir novos canais com tranquilidade, enquanto oferece ótimas experiências para seus clientes7.
Fique à frente dos seus concorrentes
Leia nosso Redefining Retail Report (Relatório sobre a Redefinição do Varejo) para saber mais sobre como o cenário do varejo está mudando.