Como Visa Direct está revolucionando o movimento de dinheiro no Peru
Como muitos países latino-americanos, a economia do Peru ainda está em um processo de transição de uma economia baseada em dinheiro para uma economia digital. Com muitos ainda desbancarizados, os peruanos enfrentam barreiras para acessar produtos e serviços financeiros. No entanto, uma revolução do dinheiro digital está em andamento à medida que a adoção de smartphones, pagamentos entre pessoas (P2P) e pagamentos por aproximação continuam a crescer em resposta à pandemia global.
Visa Direct desempenhou um papel fundamental ao apoiar dois programas P2P bem-sucedidos, Yape e PLIN. Esses programas ajudaram a estabelecer as bases para um ecossistema nacional de pagamentos digitais interoperáveis e em tempo real, beneficiando todos os peruanos e permitindo mais caminhos para a movimentação contínua de dinheiro além dos pagamentos entre pessoas.
Estabelecendo as bases para um ecossistema de pagamentos interoperável
Yape, em parceria com o Banco de Crédito del Perú, conta com mais de 12 milhões de usuários; e PLIN, operado pelo Scotiabank Peru, BBVA e Interbank, conta com mais de 9 milhões de usuários.Visa Direct forneceu a rede de pagamento para apoiar esses dois programas P2P, permitindo que o dinheiro seja movimentado rapidamente entre os usuários em tempo real¹ utilizando a rede de cartões bancários, 24 horas por dia, 7 dias por semana, e sem custo para os consumidores.
Embora o ecossistema P2P estivesse em crescimento, ainda havia um problema a ser resolvido. Yape e PLIN operavam em sistemas "de circuito fechado", o que não permitia que seus usuários realizassem transações entre si. Para criar uma economia mais inclusiva, os programas precisavam ser interoperáveis. Foi aí que o governo peruano viu uma oportunidade.
Abrindo o circuito
Em outubro de 2022, o Banco Central de Reserva do Peru (BCRP) exigiu a interoperabilidade entre todas as carteiras digitais e os pagamentos móveis que operam no país. Com a ajuda de Visa Direct, isso foi feito em duas fases. A Fase 1 tornou o PLIN e o Yape interoperáveis em abril de 2023, utilizando o Directory Network Manager da Yellow Pepper, uma solução da Visa, para interconectar pagamentos por meio de diferentes diretórios de alias. Na Fase 2, a partir de 1º de julho de 2023, os peruanos já podem também transferir dinheiro digitalmente para qualquer outro peruano, independentemente do programa ou entidade financeira utilizada pelo destinatário. Isso também garante que mesmo aqueles sem conta bancária possam participar desse sistema, obtendo cartões virtuais emitidos instantaneamente para enviar e receber fundos.
"Com PLIN, estamos eliminando as barreiras para a movimentação de dinheiro entre bancos e facilitando a vida das pessoas. A Visa tem sido um ator fundamental na viabilização da interoperabilidade de pagamentos P2P em tempo real entre instituições financeiras no mercado peruano." - Theo Sauvager, Diretor e Chefe de Produto e Design Digital do Scotiabank Peru
A próxima fronteira: impulsionando a revolução do dinheiro digital além dos pagamentos P2P
A história não termina aqui. O trabalho realizado para digitalizar os fluxos de pagamento P2P e conectar Yape e PLIN foi apenas o começo. Desde empresas de fintech até bancos, carteiras digitais e plataformas de apostas esportivas, o Visa Direct está adicionando mais participantes ao ecossistema para para ajudar a transformar a forma como o mundo movimenta dinheiro. Com um movimento de dinheiro global interoperável, estamos ajudando nossos clientes a oferecerem mais casos de uso além dos pagamentos P2P nacionais, facilitando experiências de pagamento sem interrupções entre empresas e consumidores em diferentes moedas, dispositivos e fronteiras.
Junto com nossa rede de parceiros, estamos criando mais oportunidades para que os peruanos participem da economia global, ao mesmo tempo em que contribuímos para o crescimento de receitas das instituições financeiras que os atendem.
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