Há muitas oportunidades para que emissores expandam seus portfólios de cartão de crédito na América Latina e no Caribe, aumentando a penetração de pagamentos eletrônicos nesses mercados. Uma das principais formas de captar essas oportunidades é concentrar-se em converter os atuais clientes de débito para crédito, o que ajuda a reduzir os custos de aquisição. Além do maior custo direto de aquisição, há outros riscos envolvidos em trazer ao crédito novos clientes que não tenham um relacionamento com seu banco. Muitos correntistas não possuem cartões de crédito com seus emissores na América Latina e no Caribe, e há 136% mais cartões de débito que de crédito nesses mercados (Relatório Trimestral da Visa, 2016). Esse dado demonstra uma grande oportunidade de venda cruzada de cartões de crédito para os atuais portadores de cartão de débito. Seus atuais clientes podem ser bons candidatos a ofertas de cartão de crédito, e oferecer-lhes produtos pode reduzir esses riscos e custos.
Três razões pelas quais os emissores devem fazer ações de marketing de produtos para seus clientes atuais:
1. Correntistas existentes têm taxas de retorno maiores do que novos clientes.
2. Trabalhar com correntistas conhecidos ajuda a mitigar riscos.
3. A fidelidade à sua marca é reforçada com diversos produtos, levando a uma melhor experiência do cliente.