1. Avalie o quanto a empresa está preparada
É preciso avaliar o grau de maturidade da sua empresa, para alinhá-la ao mundo digital. A partir daí, deve-se estabelecer metas específicas para, pelo menos, os próximos cinco anos.
2. Foque nas necessidades do seu cliente
Reveja a forma como as novas tecnologias disponíveis podem ser usadas para melhorar a experiência de seus clientes.
3. Estipule os recursos necessários
Promover melhorias e ajustes dentro de um negócio exige investimentos. Por isso, avalie financeiramente quanto você pode destinar para esta finalidade.
4. Planeje suas vendas online
A escolha da plataforma para vendas online é crucial para modernizar a sua empresa ou loja. O sistema deve oferecer uma administração integrada de todos os dados e processos, de forma simples e prática. Do mesmo modo, deve ser fácil de ser utilizada pelo consumidor.
5. Invista no Marketing Digital
Com a transformação digital ocorrida em 2020, o consumidor passou a utilizar muito mais os canais de compra disponíveis (além das lojas físicas), como marketplace, redes sociais, e-commerce etc.
Em função dessa nova realidade, é importante que a empresa procure integrar as áreas para se adequar às demandas.
O marketing digital gera relacionamentos e fortalece a sua marca. Consegue atingir um público bem maior, e possibilita analisar os resultados das ações realizadas. Assim, é possível ir ajustando a estratégia sempre que necessário, até alcançar seu objetivo.
É possível saber, por exemplo, quantas pessoas abriram o e-mail enviado, quantas clicaram em determinado link, quantas compraram em uma campanha, quantas curtidas e visualizações ocorreram nas redes sociais.