Como empreendedor, você precisa sempre buscar caminhos para manter sua empresa competitiva no mercado. Sabia que muitos negócios com potencial de sucesso acabam fechando suas portas, pela falta de visão e de uma postura mais inovadora?
Pensando nisso, você sabe o que é inovação aberta? Trata-se de uma metodologia que adota a ideia de aceleração do processo de inovação dentro da empresa, procurando soluções fora dela. A empresa busca firmar parcerias com clientes, fornecedores, institutos de pesquisa, universidades, órgãos públicos, startups, etc.
Este processo cria um ambiente colaborativo e inovador entre a empresa e o ambiente externo, chamado “ecossistema de inovação”.
Inovação Aberta e Inovação Fechada: entenda a diferença
A principal diferença entre os modelos de inovação aberta e inovação fechada (ou interna) está na forma como o projeto inovador é criado e desenvolvido. Na fechada, as ideias e pesquisas necessárias para lançar um produto no mercado nascem exclusivamente no ambiente interno da organização, e a empresa detém a propriedade intelectual daquilo que foi desenvolvido.
Na inovação fechada, promove-se o intercâmbio de ideias e experiências, fazendo uso de recursos externos e buscando parcerias para solucionar os desafios dos seus projetos, resultando em diversos benefícios para ambas as partes envolvidas nele.
Benefícios para a empresa
O modelo de inovação aberta é benéfico para todas as partes, principalmente nos momentos de crise, como o atual, onde a colaboração se torna extremamente importante. Confira as vantagens!