Em tempos de transformação digital, uma das formas mais rápidas de você iniciar ações na sua empresa para ingressar no mundo online é potencializar o uso das redes sociais.
Para ajudar você a dar os primeiros passos neste caminho, confira as dicas do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas):
Terceirizar ou não o serviço?
Essa é uma dúvida muito comum, e a atividade de gestão das redes sociais pode funcionar muito bem, tanto sendo realizada internamente, quanto por um contratado.
O empreendedor precisa escolher bem os seus fornecedores e saber cobrar, definir as métricas ou, no outro caso, se ele for tomar conta das próprias redes, precisa buscar capacitação, aprender como fazer, e deve realmente se dedicar, em busca de bons resultados. Mas, as duas possibilidades são válidas: é possível começar sozinho e depois avançar, terceirizando o serviço, ou vice-versa.
Quais cuidados tomar?
O empreendedor precisa estar sempre atento de que, ao entrar nas redes sociais, ele cria mais um canal de comunicação com seus clientes. E isso reflete, ou deve refletir, o propósito que a empresa tem, qual a sua proposta de valor, o que entrega para o seu cliente.
Considerando-se que hoje o cliente se sente parte da empresa, entende que suas causas devem ser assumidas pela empresa, escolhe companhias que estejam alinhadas ao que pensa, com seus objetivos e necessidades, o empreendedor deve utilizar canais de comunicação para disseminar esse propósito, e ter as causas pelas quais a empresa se engaja comunicadas estrategicamente ao seu consumidor.
O trabalho nas redes sociais não pode transformá-las em canais meramente de vendas, que só divulga produtos, promoções, ofertas etc., mas sim divulgar os bastidores da empresa, o que ela faz, qual a sua responsabilidade social, em quais causas está realmente engajada, de forma que este consumidor opte pelo seu engajamento também.
Empresas de qualquer porte, e de qualquer lugar do Brasil, podem e devem se utilizar dos canais de comunicação para, além de “conversarem” com seus clientes, transmitirem esse propósito e trazerem seus clientes para participarem do que ela acredita, promovendo e estimulando afinidade e sintonia entre os dois mundos: de quem vende e de quem compra.
Links úteis:
Agência Sebrae
http://www.agenciasebrae.com.br/sites/asn/uf/NA/sebrae-ajuda-pequenos-negocios-a-investirem-no-mercado-digital,6362d186ebed7710VgnVCM100000d701210aRCRD