No início do seu empreendimento, o Marketing era você. Com o passar do tempo e a ampliação da sua empresa, veio a necessidade de estruturar essa área, passando a contar com uma equipe criativa e eficiente. Como começar?
Como em qualquer projeto, para montar uma área de marketing, você precisa entender em que momento sua empresa está, aonde quer chegar e com quais recursos conta para isso. Três perguntas ajudam bastante a realizar este planejamento, veja só:
1) Quais tarefas serão desempenhadas pelo Marketing?
Um departamento de marketing deve se dedicar ao chamado Mix de Marketing, ou 4Ps do Marketing, que incluem: produto, preço, promoção e praça.
Na prática, quando se está começando a estruturar um departamento de marketing em empresas de pequeno e médio porte, muitas dessas tarefas acabam ficando sob a responsabilidade de outras áreas da empresa, que trabalham em conjunto com o marketing.
Portanto, seu primeiro passo é definir quais atividades do marketing são fundamentais para começar seu departamento.
2) Qual a verba disponível?
Para chegar a esta resposta, é preciso realizar uma primeira reunião o Departamento Financeiro, uma das áreas com que o marketing deve se relacionar muito bem, principalmente se houve sua ajuda na definição de preços dos produtos e serviços.
3) Qual será o tamanho da sua equipe?
A quantidade de atividades que um departamento de marketing pode desenvolver são muitas. Aqui, estão listadas algumas delas: