Na trilha desafiadora do empreendedorismo, é importante conhecer histórias inspiradoras, abrir a mente para novas ideias e relaxar um pouco, renovando as energias para seguir em frente.
Confira aqui cinco filmes que trazem grandes e inspiradoras lições de determinação, coragem e superação
O menino que descobriu o vento (2019, drama)
O filme conta a história real de William Kamkwamba (interpretado por Maxwell Simba), um garoto extremamente inteligente, autodidata, que enfrenta várias dificuldades de sobrevivência ao lado da família.
Kamkwamba descobriu um método de criar energia eólica no meio das terras secas do Malawi (África), para garantir a irrigação das colheitas e a sobrevivência de uma população faminta, afetada por uma violenta seca.
Mais do que um exemplo de coragem e determinação, o filme fala sobre a importância do estudo, da ecologia, de políticas humanitárias e do senso de comunidade.
Steve Jobs (2016, drama)
O filme tem o ator Michael Fassbender no papel principal. ‘Steve Jobs” foca em três momentos cruciais na carreira do empresário: o lançamento de um computador Macintosh (1984), outro da NeXT, nova empresa de Jobs (1988) e a chegada do iMac G3 (1998).
A proposta é mostrar Jobs como o grande visionário que ele foi. O filme traz uma lição importante para os empreendedores: a necessidade de quebrar barreiras e ser criativo.
Joy: O nome do Sucesso (2016, drama)
Trata-se de uma história real. Criativa desde a infância, Joy Mangano (interpretada por Jennifer Lawrence) entrou na vida adulta conciliando a jornada de mãe solteira com a de inventora, tornando-se uma das empreendedoras de maior sucesso dos Estados Unidos.
Após se cortar, tentando limpar o chão após uma taça de vinho ter caído, Joy tem a ideia de criar um esfregão mais prático, seguro e autolimpante.
No elenco, estão também Robert De Niro e Bradley Cooper. Este filme mostra como grande parte das ideias de grandes empreendedores nascem de necessidades básicas do dia a dia que todos nós passamos diariamente.
Um senhor estagiário (2015, comédia)
O tema do filme é o choque de gerações no mercado de trabalho. Traz dois personagens realmente inspiradores: Jules Ostin, empresária determinada e bem-sucedida, interpretada por Anne Hathaway, e Ben Whittaker (Robert De Niro), um viúvo de 70 anos, contratado como estagiário sênior na empresa de Jules, de venda de roupas online.
Ben leva uma vida monótona e vê o estágio como uma oportunidade de se reinventar. Por mais que enfrente certa resistência no início, logo ele conquista os colegas de trabalho e se aproxima cada vez mais de Jules, que passa a vê-lo como um verdadeiro amigo.
De forma leve e divertida, traz lições de empreendedorismo, liderança, inovação, mentoria, trabalho em equipe, inclusão e empatia.
À procura da felicidade (2007, drama)
Conta a história real de Chris Gardner (interpretado por Will Smith), um pai de família que enfrenta sérios problemas financeiros. Deixado pela esposa Linda (Thandie Newton), precisa cuidar sozinho de Christopher (Jaden Smith), seu filho de cinco anos. Ele tenta usar sua habilidade como vendedor, em busca de um emprego melhor.
Chris consegue uma vaga de estagiário numa importante corretora de ações, mas não recebe salário pelos serviços prestados. Não tem onde morar, dorme com seu filho em abrigos e até mesmo numa estação de metrô (um dos momentos mais marcantes do filme). Sua esperança é que, ao fim do programa de estágio, seja contratado e, assim, tenha um futuro promissor na empresa.
O filme fala sobre resiliência, esperança e a importância de lutar pelos seus sonhos, mesmo nos momentos mais difíceis, onde tudo parece dar errado e atingir objetivos parece realmente impossível.