Com toda a transformação digital vivenciada em 2020, os empreendedores têm buscado divulgar mais suas empresas e, para isso, marcar presença nas redes sociais.
Embora sejam vistas por muitos como um canal de vendas, as redes sociais são uma poderosa ferramenta de comunicação com o cliente: permitem que o empreendedor disponibilize informações sobre seus produtos e serviços e torne a sua marca conhecida pelo público, com pouco investimento.
Você tem utilizado essa estratégia? Tem obtido bons resultados? Confira aqui algumas dicas para melhorar a gestão das redes sociais da sua empresa!
Busque conhecimento e capacitação
Você pode fazer sozinho a gestão de suas redes sociais, ou contratar um profissional ou empresa especializada. O fundamental é buscar conhecimento para avaliar a qualidade das estratégias escolhidas.
Profissionalize a tarefa
Uma boa gestão de mídias digitais significa bem mais do que estar presente nas principais redes sociais e publicar algo com frequência. É preciso adotar uma estratégia, um planejamento e uma rotina que faça sentido para o seu negócio, e o seu cliente.
Evite improvisar e opte por um caminho profissional. Não importa quem vai ficar com a responsabilidade dessa comunicação: você, um contratado ou um familiar que adore tecnologia. O importante é a forma como o trabalho será conduzido. Uma boa gestão inclui todas as etapas do processo, pense nisso!
Estreite relacionamento com seu cliente
É preciso conhecer bem o seu cliente, para atender às suas necessidades e surpreendê-lo! Este poder de proximidade pode ser conquistado com uma gestão eficiente das redes sociais. Procure aproveitar o uso de imagens, vídeos e interações, através de comentários e reações, buscando sempre estreitar esse relacionamento, tanto com clientes, quanto com potenciais consumidores.
Defina um planejamento para cada canal
Analise as características e particularidades de cada mídia, procurando entender em qual delas seu público mais se concentra, para então investir neste caminho. Procure visitar perfis dos concorrentes, estudar o que o mercado tem feito e desenhar um planejamento das suas ações.
Capriche nas cores
Aproveite as redes sociais para fortalecer a identidade visual da sua empresa. Procure uma estreita ligação entre ambas, de forma que as artes, publicações e fotos sigam uma paleta harmoniosa de cores.
Planeje a frequência de posts
Organize-se para realizar publicações frequentes nas redes sociais. Seus clientes e seguidores querem saber mais sobre o seu produto ou serviço.
A sugestão é de realizar, ao menos, uma atualização ao dia, mas tudo depende do perfil dos seus clientes, produtos e serviços que você oferece, e se há conteúdo relevante para esse fluxo de publicações. Caso contrário, crie sua estratégia, conciliando a necessidade de marcar presença com as variáveis mencionadas acima.
Crie um calendário e pense em datas comemorativas, períodos de promoção e outros conteúdos que valham a pena ser compartilhados. Para pensar em uma grade de publicação interessante, é possível se inspirar em marcas bem-sucedidas: procure acompanhar o trabalho delas nas redes sociais e inspire-se!
Defina um ritmo de atualização
Parece básico, mas vale reforçar: mantenha sempre atualizadas as informações de contato da sua empresa, como telefone, endereço, dias e horários de atendimento. Assim, quando os clientes quiserem saber se a sua loja está funcionando em determinado dia, eles irão encontrar essa informação com facilidade e ter uma experiência melhor com a sua marca.
Humanize sua marca
Responda, curta os comentários e faça um filtro para apagar eventuais posts desrespeitosos. Procure responder aos seus clientes em um prazo máximo de 24 horas.
Mostre quem são as pessoas que trabalham na sua empresa, postando fotos de datas comemorativas, atividades realizadas no trabalho etc.
Acompanhe os resultados
Teste e avalie sua estratégia com frequência. Analise os dados, como número de cliques por postagem, o alcance de seus posts, horário da publicação, conteúdo, número de visitas. Depois, faça os ajustes necessários com base nos resultados para melhorar o desempenho de forma contínua.
Links úteis:
https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/mercadodigital