Cuidar da gestão da sua empresa, e de seus funcionários, acompanhar os trabalhos realizados, conquistar novos clientes, fidelizá-los e gerir o crescimento de vendas. Pensar no administrativo, sem deixar de priorizar o estratégico. Observar atentamente as finanças e todas as obrigações a cumprir. Esses são alguns dos muitos desafios que o empreendedor enfrenta, e que estão diretamente relacionados ao sucesso da empresa. Como conciliar tantas tarefas? Como atingir bons resultados?
A tecnologia pode ajudar muito neste processo, mas é preciso planejamento. Você tem feito sua parte? Este assunto está entre suas prioridades?
Tecnologia exige preparo
De pouco adianta investir em ferramentas e sistemas de gestão, se não houver profissionais capacitados para utilizá-los devidamente, se não forem atualizados com os dados necessários e, também, se não houver capacidade de análise dos resultados, e estratégia diante dessas informações consolidadas.
O objetivo da tecnologia é oferecer agilidade e qualidade à empresa. Na área de Vendas, por exemplo, fornece elementos que ajudam a responder importantes questões: quais produtos vendem mais? Qual vendedor tem melhores resultados? Quais fatores afetam os resultados? Por que determinado cliente prefere este ou aquele produto? Como melhorar meus canais de vendas?
Em função da pandemia, empresas de todo porte e segmento sentiram a necessidade (em menor ou maior grau) de utilizar ainda mais a tecnologia para desenvolver suas atividades: seja para migrar sua loja física para o online, para manter seus funcionários trabalhando em home office, para dar sequência à prestação de serviços, produção, atendimento a clientes e tantas outras demandas.
Empreendedores atentos à tecnologia
Segundo estudo da Edelman, encomendado pela Microsoft, “Como as PMEs brasileiras enfrentaram a pandemia da Covid-19”, divulgado em janeiro deste ano, 82% das PMEs brasileiras pretendem continuar o processo de adoção de novas tecnologias após a pandemia, sendo que 40% delas priorizarão as tecnologias baseadas em nuvem e 36% as tecnologias de marketing digital.
Além disso, 73% das pequenas, médias e microempresas se dizem prontas para enfrentar os desafios de marketing digital e 71% estão preparadas para as questões relacionadas ao trabalho remoto.
Transformação digital
Muitas empresas precisaram se reinventar e adaptar seu modelo de trabalho para o formato remoto. Isso fez com que plataformas de comunicação e colaboração se tornassem essenciais no dia a dia dessas empresas.
Para 66% dos entrevistados, os softwares de videochamadas são as principais mudanças adotadas em relação à adoção de tecnologia, seguido por nuvem e software de trabalho remoto (ambos com 55%).
Mudança de estratégia
O estudo mostra ainda uma revisão dos objetivos e estratégias de negócios para as empresas, em função da pandemia. Dentre as principais mudanças estão: