Vantagens e desvantagens de abrir franquia
Para quem pretende empreender, o investimento em franquia é uma opção. Permite utilizar uma marca consolidada e testada, diminuindo assim os riscos de possíveis problemas de gestão.
Segundo informações do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), geralmente os franqueadores oferecem o panorama completo, com análise de dados e estatísticas, o que facilita o acesso do empreendedor às informações competitivas e relevantes sobre o segmento e o mercado de atuação.
Antes de adquirir uma franquia, é importante analisar alguns aspectos:
- compatibilidade do negócio ao seu perfil empreendedor;
- localização do ponto comercial;
- saúde econômico-financeira da rede franqueadora;
- situação das suas finanças para investir na franquia, sendo elas pessoais ou obtidas por meio de linha de crédito;
- conhecer as vantagens e desvantagens de investir neste modelo de negócio.
Vantagens de investir em franquia:
- Contar com a credibilidade de uma marca: isso facilita bastante o trabalho de quem está abrindo uma empresa.
- Contínua inovação: as franqueadoras realizam um trabalho de inovação constante.
- Contar com o apoio do franqueador: a unidade franqueada recebe suporte da franqueadora na escolha do ponto comercial, gerenciamento, orientação na gestão, treinamentos dos colaboradores, estratégias de marketing, criação de novos produtos, entre outros.
- Existência de um Plano de Negócio: a unidade franqueada conta com a experiência e o apoio do franqueador, podendo instalar e expandir, com menor risco financeiro.
- Maior garantia de mercado: o franqueado poderá aproveitar a vantagem competitiva de seu franqueador, que já testou seus produtos e marcas no mercado. Além disso, planejou a sua expansão e é conhecedor do perfil dos clientes.
- Melhor planejamento dos custos de instalação: oferece o apoio necessário à construção e instalação da nova unidade, tomando por base os custos de sua unidade-padrão.
- Economia de escala: os custos de propaganda serão rateados entre os franqueados da rede, com isso, haverá uma redução substancial nos investimentos e, ainda, será possível melhorar a qualidade da propaganda.
- Independência jurídica e financeira: apesar da autonomia não ser total, o franqueado possuirá independência jurídica e financeira em relação ao franqueador.
- Seleção de bons fornecedores: ao ingressar na franquia, o franqueado conta com todo um mercado de fornecedores mapeados, testados e homologados.
- Variedade de setores a escolher: há oferta de franquias hoje em diferentes segmentos, tais como casa e construção, alimentação, informática, comunicação, educação, serviços automotivos, moda, saúde, beleza, bem-estar, perfumaria, hotelaria, entretenimento e tantos outros;
- Marca consolidada: isso facilita realizar o trabalho de marketing e a captação de clientes.
Por fim, as desvantagens:
- Pouca flexibilidade: nos sistemas de franquia formatada, os controles sobre as operações do franqueado são constantes e permanentes.
- Risco de ocorrência de falhas no sistema: ao selecionar uma rede de franquias com um sistema problemático, o franqueado pode estar sujeito a problemas operacionais no futuro. Os serviços inicialmente garantidos pelo franqueador também podem ser ineficientes ou até mesmo inexistentes.
- Localização forçada: apesar da possibilidade de o franqueado dar sugestões de locais apropriados para a instalação do ponto de venda, o fato de o franqueador ter a responsabilidade final pela localização faz com que ele, na maioria dos casos, a determine.
- Dependência da eficiência do franqueador para muitas tarefas: a falta de suporte pode se tornar um grande problema no dia a dia.
Links úteis:
Como abrir uma franquia?
https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/galeriavideo/como-abrir-uma-franquia,567e06ecf2650610VgnVCM1000004c00210aRCRD
Vantagens e desvantagens da franquia
https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/franquia-vantagens-e-desvantagens,4be89e665b182410VgnVCM100000b272010aRCRD
Limitação de Responsabilidade
As informações, recomendações ou "melhores práticas" aqui contidas são fornecidas "COMO ESTÃO" e a título meramente informativo e, assim, não devem ser consideradas como uma assessoria de negócio, operacional, de marketing, financeira, jurídica, técnica, fiscal ou de qualquer outro tipo. Ao implementar qualquer nova estratégia ou prática, você deve consultar seu assessor jurídico para determinar as leis e regulamentos que podem ser aplicáveis à sua situação específica. Os custos reais, economias e benefícios resultantes de referidas recomendações, programas ou "melhores práticas" podem variar com base em suas necessidades específicas negociais e nos requisitos do programa. Pela sua natureza, as recomendações não são garantias de desempenho futuro ou resultados e estão sujeitas a riscos, incertezas e suposições que são difíceis de prever ou quantificar. Suposições foram feitas por nós à luz da nossa experiência e nossas percepções de tendências históricas, das condições atuais e dos desenvolvimentos futuros esperados e outros fatores que acreditamos sejam adequados sob a circunstância. Recomendações estão sujeitas a riscos e incertezas, e os resultados e tendências reais e futuros podem diferir materialmente das suposições ou recomendações. A Visa não é responsável pelo uso que você faça da informação aqui contida (incluindo erros, omissões, imprecisões ou faltas de oportunidades de qualquer tipo) ou por quaisquer suposições ou conclusões que você possa tirar do seu uso. A Visa não oferece nenhuma garantia, expressa ou implícita e renuncia explicitamente as garantias de comercialização e adequação a uma finalidade específica, a toda e qualquer garantia de não violação de direitos de propriedade intelectual de qualquer terceiro, qualquer garantia de que a informação irá atender aos requisitos de um cliente ou qualquer garantia de que a informação é atualizada e será livre de erros. Na extensão permitida pela lei aplicável, a Visa não será responsável perante um cliente ou qualquer terceiro por quaisquer danos ou prejuízos previstos em lei, incluindo, sem limitação, danos especiais, emergentes, incidentais ou punitivos, nem quaisquer danos por lucros cessantes, interrupção de negócios, perda de informações comerciais ou outras perdas monetárias, mesmo se tiver sido notificado da possibilidade de tais danos.
Nota sobre Logos
Todas as marcas e logotipos incluídos nesta apresentação são de propriedade de seus respectivos donos, são utilizados com o propósito de identificação e não implicam em patrocínio de produtos e/ou em afiliação com a Visa.