Desde o ano passado, temos conversado com nossos clientes, que são os bancos, estabelecimentos comerciais, credenciadores e parceiros sobre como podemos impulsionar seus negócios por meio da inteligência artificial. Assumimos o compromisso de liderar a transformação tecnológica da indústria de meios de pagamentos, sendo que a comunicação e o atendimento ao portador também têm que refletir essa nossa missão. Esse ano, lançamos três projetos de assistentes virtuais, os chamados chatbots: bot do programa de educação financeira Finanças Práticas, em parceria com o ShopFácil.com e o novo membro do time de atendimento ao consumidor da Visa pelo Messenger do Facebook da Visa no Brasil.
Essa inteligência não só poupa o tempo do atendimento, como é capaz de sugerir soluções agregadas e benefícios de forma mais rápida e eficiente. Mas, como essa inteligência sabe o que você precisa? Reuni as principais perguntas que recebo sobre o assunto para explicar o conceito e funcionamento da tecnologia.
Para começar: o que é Inteligência Artificial? É a ciência de desenvolver máquinas inteligentes, ou seja, fazer com que cumpram tarefas antes executadas somente por seres humanos. Por exemplo, o Google Photos é capaz de identificar e diferenciar elementos como animais, pessoas, objetos e lugares. Com o poder de processamento atual, é possível individualizar os serviços, as ofertas, o atendimento.
Mas como a inteligência artificial é capaz de operar de forma “independente”? Com a computação cognitiva – que é a capacidade da máquina de realizar funções de aprendizado e execução de maneira mais integrada com o humano, por meio da identificação de padrões ou insights, análise e processamento da fala, escrita, interpretação de texto. Esse processamento de linguagem natural, por exemplo, permite que a máquina entenda o significado de frases faladas ou escritas e o traduza em comandos que ela possa executar.