Os pagamentos sem contato, ou contactless, continuam ganhando espaço entre consumidores, estabelecimentos comerciais e emissores do mundo todo. Na Austrália, por exemplo, quase 90% das transações de pagamento presenciais ocorrem via tecnologia sem contato. O sistema de transporte de Londres trabalha com essa tecnologia e o governo da Costa Rica está adotando a tecnologia sem contato para aumentar a aceitação dos pagamentos eletrônicos. A tecnologia pode dinamizar os pagamentos na América Latina e no Caribe, trazendo benefícios reais para todo o ecossistema.
Trata-se de um modelo interoperável na indústria – uma funcionalidade crucial para acelerar a adoção de pagamentos eletrônicos na região. Sem a tecnologia sem contato, não existe uma plataforma interoperável para expandir os pagamentos móveis na região e o uso de novos dispositivos de pagamento cada vez mais populares, como pulseiras, relógios, anéis e muitos outros. O consumidor quer usar esses dispositivos onde quer que ele vá, da mesma forma universal que usa seus cartões em mais de 200 países do mundo atualmente.
O consumidor é o grande beneficiado: a tecnologia sem contato permite que ele faça pagamentos aproximando o cartão, dispositivo ou celular de um terminal de pagamento NFC, sem a necessidade de passar o cartão em uma leitora ou de entregá-lo a alguém e, muitas vezes, sem inserir qualquer senha ou código. É uma tecnologia muito rápida, que conta com os mesmos padrões de segurança que os cartões de chip. Os pagamentos sem contato são uma maneira rápida e conveniente de pagar gastos do dia a dia, principalmente em supermercados, fast-foods, postos de combustível e transporte público. Eles estão ajudando o consumidor a transformar seu estilo de vida e simplificando as experiências de pagamento, pois cada transação sem contato é completada em questão de segundos.