A operação no e-commerce requer o gerenciamento de custos e procedimentos que previnam fraudes e evitem transtorno para os clientes. Acompanhando o mercado, a CyberSource, uma das empresas pioneiras nos serviços de gerenciamento de fraudes e pagamentos on-line para estabelecimentos comerciais, realizou uma pesquisa com seus principais clientes e levantou as 10 fraudes on-line mais recorrentes na América Latina em 2017.
- Fraude de apropriação de conta: forma de roubo de identidade em que o fraudador obtém acesso às contas bancárias ou ao cartão de pagamento da vítima – por meio da violação de dados ou do uso de malware ou phishing – utilizando as informações para fazer transações não autorizadas.
- Fraude de afiliada: atividade fraudulenta gerada por uma afiliada na tentativa de gerar receita ilegítima; por exemplo, afiliadas que induzem estabelecimentos comerciais a pagar comissões não devidas.
- Botnets: rede privada de computadores infectados com um software malicioso. Esses computadores são controlados como um grupo, sem o conhecimento de seus proprietários, para, por exemplo, roubar dados, enviar spam e permitir que criminosos acessem dispositivos.