São Paulo, março de 2023 – A Cybersource, empresa da Visa, e a Riachuelo, um dos maiores ecossistemas de moda, lifestyle, produtos e serviços financeiros do Brasil, iniciaram os testes do uso da biometria facial nas transações de ecommerce. A solução foi explorada como camada adicional de proteção para otimizar a autenticação e a aprovação das transações digitais nas categorias de maior risco.
Funciona assim: quando há dúvida sobre a procedência da compra, um SMS é enviado para o consumidor com um link para realizar o processo de autenticação via biometria facial. A plataforma - desenvolvida pela Unico, parceira da Cybersource - consegue verificar se aquela captura facial bate com o CPF do consumidor que está realizando a compra, considerando a base de dados da Único, trazendo maior assertividade para o processo de autenticação e aprovando a transação.
O uso da biometria facial foi testado durante as vendas de final de ano, período de alta demanda para o e-commerce brasileiro e de grande relevância para a Riachuelo. Os resultados preliminares da Riachuelo mostram que houve um aumento de 15% no índice de aprovação para transações consideradas de alto risco, garantindo menos perda de negócios para o estabelecimento. Outro ganho foi a redução do tempo de aprovação quando a análise vai para a verificação manual - que antes poderia demorar horas - e agora é feito em apenas alguns minutos, melhorando a experiência de compra do consumidor.
“Estamos sempre atentos a inovações que venham a somar na nossa estratégia de segurança e focados em oferecer aos nossos clientes uma excelente jornada de compra. Com a biometria facial, isso se torna ainda mais possível, levamos credibilidade e fidelizamos o consumidor e diminuímos as tentativas de fraude no nosso site”, conta Simone Sisdelli, Superintendente de Prevenção a Fraudes da Riachuelo.
“Queremos oferecer uma jornada de compra cada vez mais segura e ágil, de forma que todos os lados saiam ganhando: o consumidor tem uma experiência mais confiável e otimizada, e o estabelecimento maior probabilidade de negócios fechados”, diz Gildo Marian, diretor da Visa do Brasil. “Nossa experiência com a Riachuelo prova que a inovação traz mais segurança e mais vendas”.
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Sobre a Visa Inc.
A Visa (NYSE: V) é líder mundial em pagamentos digitais, facilitando transações entre consumidores, estabelecimentos comerciais, instituições financeiras e entidades governamentais de mais de 200 países e territónrios. Nossa missão é conectar o mundo por meio da rede de pagamento mais inovadora, conveniente, confiável e segura, permitindo que pessoas, negócios e economias prosperem. Acreditamos que economias que incluem todas as pessoas em todos os lugares melhoram a vida de todos e entendemos que o acesso é fundamental para o futuro da movimentação do dinheiro. Para mais informações visite Visa ou acompanhe nossa página no LinkedIn.
Sobre a Riachuelo
Com 75 anos de história e 38mil colaboradores, a Riachuelo trabalha com o propósito de conectar desejos a realizações. Unindo inovação, dinamismo e agilidade para entregar coleções e produtos para todos os estilos, a rede é uma das principais referências do setor e é reconhecida como uma das maiores empresas de moda do Brasil. São mais de 30 milhões de clientes no cartão Riachuelo e mais de 390 lojas próprias espalhadas pelo país.