O Sicredi, instituição financeira cooperativa com mais de 6,5 milhões de associados e atuação em todas as regiões do país, está finalizando a fase piloto do seu Organizador Financeiro para empresas. Com tecnologia da Celero, uma fintech parceira da Visa, a solução de gestão financeira empresarial ou Business Financial Management (BFM na sigla em inglês), tem como objetivo apoiar micros, pequenas e médias empresas (PMEs) na administração de seus negócios. Durante o piloto, a aplicação está sendo utilizada em 10 das 105 cooperativas de crédito que integram o Sicredi e a previsão de disponibilização para todos os associados é para setembro deste ano.
Por meio da solução, as PMEs contam com um sistema de gestão de fluxo de caixa completo, que entrega controle do dinheiro; previsibilidade de entrada e saída de recursos; além de clareza sobre o objetivo financeiro para uma melhor visão do negócio. A aplicação exerce funções semelhantes a um departamento financeiro. Com isso, o empreendedor consegue se dedicar de forma mais eficiente ao seu negócio, deixando que a tecnologia seja o seu apoio na administração financeira.
“Em três meses, conseguimos levar serviços que realmente fizeram a diferença na vida dos associados e os resultados refletem bem como essa conveniência facilita a gestão das empresas de forma segura e inovadora” afirma Felipe Sessin, Superintendente de Pessoa Jurídica do Sicredi. “Outro ganho com a solução é que, a partir da análise de informações geradas, podemos entender melhor as suas necessidades e aprimorar nosso apoio por meio de produtos e serviços, inclusive de forma proativa, cumprindo o propósito do Sicredi”, acrescenta.
Experiência - A ferramenta de gestão financeira disponibilizada pelo Sicredi em parceria com a Celero possui também integração com outros serviços de fluxo de caixa como emissão e gestão de boletos, notas fiscais e pagamentos, otimizando a experiência do usuário. Por meio do Open Finance, também conhecido por Sistema Financeiro Aberto, a empresa associada ao Sicredi pode acessar informações financeiras de outras instituições em que detém conta bancária. A partir do consentimento das empresas, a tecnologia com inteligência artificial consegue identificar onde cada CNPJ possui contas a receber e a pagar; reunir as informações; cruzar e analisar os dados; também é possível emitir boletos, notas fiscais e extratos unificados; e, assim, mais agilidade, confiabilidade e facilidade aos empreendedores.
“A solução pode ser ajustada para entregar todo o potencial de uma automação financeira, sem exigir da PME conhecimento específico em gestão. A plataforma entrega todos os relatórios e previsibilidade financeira, numa linguagem acessível e de fácil compreensão”, explica João Tosin, CEO da Celero.
A interface da solução tem identidade visual do Sicredi. “A nossa relação com o Sicredi mostra como as informações devem ser usadas de forma estratégica para melhores tomadas de decisões e alcance de resultados, levando mais benefícios aos empreendedores. Dentro do nosso planejamento, estamos ampliando a rede de parceiros para construirmos as conexões necessárias com diferentes setores. Com isso, passamos a oferecer serviços de valor agregado para todo o ecossistema financeiro, indo além da oferta de credenciais de pagamento e soluções de segurança, como é o caso da ferramenta desenvolvida pela Celero”, conta Juliana Amoroso, gerente sênior de Soluções da Visa do Brasil.
-