R$ 83.6 milhões para os consumidores, entre outros, considerando a economia de tempo entre transações bancárias e no varejo, além de redução de crimes relacionados ao dinheiro em papel;
R$ 277.4 milhões para os estabelecimentos comerciais, incluindo, entre outros, economia de tempo durante o processamento de pagamentos, aumento de receita por vendas decorrentes de uma maior base de clientes, tanto nas lojas físicas quanto no ambiente online;
E, por fim, R$ 266 milhões para o governo, entre outros, com o aumento das receitas fiscais, do crescimento econômico, redução de custos operacionais.
Além disso, o mesmo estudo prevê que, até 2032, os impactos estimados a longo prazo em Campina Grande resultantes de alguns benefícios diretos seriam o incremento adicional de 1,5% em empregos, decorrentes da intensificação da atividade econômica, 2% de aumento extra nos salários e um crescimento de 0,64% no PIB, além do que seria esperado, gerados pela eficiência com o uso de pagamentos digitais, resultando em um incremento adicional de 1,3% em produtividade.
“Campina Grande foi escolhida por ser um importante centro regional de desenvolvimento, com forte interesse em inovação, tecnologia e empreendedorismo. Enxergamos um grande potencial no município e queremos, por meio do Cidades do Futuro, levar aos campinenses, aos estabelecimentos comerciais e ao governo, mais segurança, educação financeira, inovação e, com isso, mais qualidade de vida”, conta Eduardo Barreto, vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios da Visa do Brasil.
Com o programa Cidades do Futuro, Visa e parceiros irão promover uma série de atividades em Campina Grande, tais como:
- Peça teatral sobre educação financeira ‘Amor À Vista’ para a comunidade, voltada para os jovens com ensinamentos sobre como gerenciar o dinheiro, evitar dívidas e se organizar financeiramente.
- Inclusão de uma ONG da cidade ao programa Visa Causas - projeto no qual a Visa faz uma doação a cada pagamento realizado com cartão cadastrado para a instituição ou para a causa que o portador escolher.
- Patrocínio do evento São João em parceria com a Cielo, além de campanhas promocionais para incentivar o uso do cartão durante as celebrações juninas.
- Campanha educacional com clientes do Banco do Brasil e Bradesco, trazendo mensagens que reforçam os benefícios do pagamento eletrônico para a cidade, para a população e para os estabelecimentos comerciais;
“Entramos em Campina Grande com uma extensa campanha reforçando os benefícios do pagamento eletrônico e para apresentar o programa Cidades do Futuro. Isso é só o começo. Ao longo dos próximos meses iremos apresentar novas ações nas cidades. Estamos muito atentos à importância de deixar um legado para os campinenses e, por isso, esperamos investir tanto em educação como em projetos que desenvolvam os pagamentos eletrônicos nos transportes públicos e no cenário tecnológico da região”, completa Barreto.