Tempo é dinheiro, certo? Logo o manuseio, a contagem e o processamento do dinheiro em espécie custam caro. Segundo esse estudo da Visa, as empresas gastam em média 68 horas por semana com a administração de dinheiro em espécie. A pesquisa observou também que as empresas que utilizam uma abordagem mais automatizada podem processar três vezes mais faturas por funcionário do que as que utilizam pouca ou nenhuma automatização. O aumento da utilização de tecnologias digitais pode gerar, em média, economia de duas horas e meia por funcionário. Já fez a conta do quanto vale a hora do seu empregado e o impacto que isso geraria?
Outro ponto de destaque da pesquisa está relacionado com a segurança. As companhias perdem o equivalente a 4% de suas receitas devido a roubos, ao dinheiro falso e à falta de fundos na caixa registradora. Apesar de serem menores em cidades de mercados desenvolvidos, como Chicago (1%) e Tóquio (2%), esses valores podem ser significativamente elevados em cidades de mercados emergentes, como São Paulo (9% cada).
Por isso, é muito importante priorizar o uso do cartão em detrimento do dinheiro em espécie, mas não qualquer cartão. Existem plásticos desenvolvidos especificamente para o mundo corporativo que oferecem benefícios direcionados às necessidades do seu negócio. Ao centralizar os pagamentos em um cartão empresarial, por exemplo, é possível simplificar seu fluxo de caixa e organizar suas finanças, além de ter acesso a descontos, milhas e promoções que efetivamente podem auxiliar a empresa e não necessariamente a uma pessoa.
De acordo com análise da Visa Consulting & Analytics, que estudou recentemente o comportamento de consumo de certo grupo de cartões empresariais no Brasil, os ramos mais presentes nas faturas dos cartões das empresas brasileiras são: companhia aéreas, alimentação, automotivo, restaurantes e hospedagem.
Atentas a essas tendências, os emissores oferecem benefícios cada vez mais customizados, que priorizem campanhas no comércio eletrônico e nos mais diversos ramos de atividades. Então, para ganhar eficiência operacional, economizar tempo dos funcionários e, consequentemente reverter as compras em descontos e promoções para a empresa, a dica é simples: concentrem os pagamentos da companhia no seu cartão empresarial.