Tecnologia de pagamento por aproximação tem crescimento no Brasil
O pagamento por aproximação vem definindo a forma como o mundo todo realiza suas compras de produtos e serviços. Disponível em cartões, celulares, pulseiras, entre outros dispositivos móveis que apresentam a tecnologia NFC (Near Field Communication) – ícone semelhante à do Wi-Fi -, o pagamento por aproximação traz praticidade e segurança para o estabelecimento comercial, inovando a experiência de pagamento. Para o consumidor, garante rapidez e segurança para suas movimentações diárias.
Um bom exemplo de rápida adoção do pagamento por aproximação no Brasil tem sido a cidade de Curitiba, de acordo com dados transacionais da Visa – empresa líder em tecnologia de pagamentos, entre dezembro de 2017 e 2018 houve um crescimento de 25,2 vezes nas transações realizadas com a tecnologia no município.
“Esse aumento se deve ao fato de o país já estar praticamente pronto para aceitar a tecnologia, mais de 82% dos terminais de pagamentos instalados no mercado brasileiro já estão habilitados para receber a tecnologia. E de acordo com dados de 2018 da Visa, vemos um crescimento expressivo superior a 431% no uso dos pays – pagamentos usando carteiras digitais dos celulares”, explica Alessandro Rabelo, diretor de Produtos da Visa do Brasil.
Como qualquer pagamento eletrônico, a tecnologia possui múltiplas camadas de segurança, que operam nos bastidores de todas as transações para prevenir a fraude nos pagamentos – antes que ela possa acontecer. Além disso, a tecnologia vem se mostrando benéfica para um dos principais problemas modernos: a falta de tempo e busca por agilidade.
No mundo, essa tecnologia também cresce exponencialmente. Mais de 30% das transações Visa na Ásia Pacífico já são por aproximação. De acordo com dados da Visa, mercados líderes incluem Nova Zelândia 72% do uso, Singapura (63%) e Austrália com 92% e consequentemente um declínio de 16% no uso de dinheiro em papel.
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