A Visa apresenta uma análise realizada pela Visa Consulting & Analytics (VCA), equipe de consultoria estratégica da Visa para clientes, onde revela que a penetração das transações online na região América Latina e Caribe*, ou seja, o percentual desse tipo de transação em relação ao total de transações Visa, cresceu cinco pontos percentuais em dezembro de 2020 na comparação com dezembro de 2019 (ano anterior à COVID), indicando um aumento no uso do e-commerce por parte dos portadores de cartão da região durante a pandemia. A análise também sinaliza uma alta na adoção do débito na região, onde a penetração das transações de débito, ou seja, o percentual desse tipo de transação em relação ao total de transações Visa, cresceu quatro pontos percentuais em dezembro de 2020 ante dezembro de 2019.
Com a aproximação do primeiro aniversário da pandemia de Covid-19 e os pagamentos digitais mais presentes no dia a dia da população mundial, entender o comportamento e as necessidades do consumidor da América Latina e do Caribe é fundamental para ajudar na recuperação da economia.
“A análise mostra um aumento no uso do e-commerce e de transações de débito por parte dos consumidores da América Latina e do Caribe, sinalizando uma maior adoção de pagamentos digitais durante a pandemia se comparada ao período anterior à COVID”, comentou Javier Vazquez, head da Visa Consulting & Analytics para a região América Latina e Caribe. “Os pagamentos digitais são uma rampa de acesso para a inclusão financeira e digital, promovendo o desenvolvimento econômico inclusivo. Insights sobre as tendências de pagamento combinados ao know-how da Visa ajudam o ecossistema de pagamentos a entender as preferências do consumidor neste momento crucial, e a priorizar iniciativas e incentivos para estimular a adoção dos pagamentos digitais por pessoas e empresas em todos os mercados.”