Chegamos ao fim de 2021 e, aos poucos, a vida parece retomar um pouco do seu ritmo natural, que foi severamente interrompido durante os últimos dois anos. Sem dúvida, há um desejo reprimido em cada um de nós em voltar a circular ao ar livre, encontrar amigos e parentes e celebrar bons momentos. E, claro, o comércio acompanha esse movimento e tende a aquecer novamente.
O que não podemos ignorar, no entanto, é que os hábitos de consumo foram transformados ao longo do período de restrição. Muita gente passou a comprar on-line, usar diferentes meios de pagamento e, como resposta, os pequenos e médios negócios aproveitaram para rever suas estratégias de venda. Para ilustrar essa tendência, um estudo da Visa mostra que o percentual de consumidores brasileiros que preferem canais de compras digitais cresceu mais de 30% desde o início da pandemia. O mesmo levantamento constatou um aumento de 36% nas compras por mobile no país.
É uma realidade que veio para ficar. E mais do que nunca, já que estamos em meio às festas de fim de ano, os empreendedores devem ajustar seu negócio para aumentar a receita e garantir a satisfação dos clientes. Há muitas coisas que você pode fazer para maximizar seu faturamento, proteger a reputação da sua marca e melhorar a experiência dos clientes. Listei cinco delas a seguir:
1. Aceite mais transações legítimas
É possível – e recomendável – ajustar seu sistema antifraude para as especificidades de seus produtos, os perfis de clientes e o comportamento do comprador. Isso pode ajudá-lo a aumentar a satisfação dos seus clientes, o volume de pagamento e o número de transações. Adote, de preferência, regras de autorização em tempo real para aprovar o máximo possível de transações válidas e minimizar as transações fraudulentas. Com isso, o estabelecimento comercial consegue aumentar sua receita, evitando que criminosos explorem algum ponto fraco do sistema de pagamento. Outra prática eficiente é sinalizar quais são seus clientes mais recorrentes e valiosos, que passariam a ter uma flexibilidade maior no momento da compra.
2. Alertas de compra dão segurança ao consumidor
Na alta temporada, as tentativas de fraude tendem a aumentar à medida que os consumidores aumentam a movimentação no ambiente digital. Uma boa estratégia é, junto aos emissores, cadastrar os consumidores em seu serviço de alerta de compras para que eles se sintam mais seguros e identifiquem transações não reconhecidas rapidamente. Ao enviar notificações de pagamento em tempo real, que chegam direto no e-mail ou smartphone do comprador, eles podem auxiliar numa primeira autenticação daquela transação, dizendo se ela é legítima ou não. Com isso, se sentem mais protegidos e com maior controle.