São Paulo, 03 de maio de 2023 – A Visa, primeira parceira do futebol feminino da FIFA e empresa que apoia as mulheres no esporte há mais de 20 anos, lança o #escolhajogarcomelas. Tratra-se de um movimento que convida torcedores, atletas, parceiros e todos os interessados a valorizarem a atuação feminina no mundial e a torcerem e acompanharem de perto a Copa do Mundo Feminina FIFA Austrália e Nova Zelândia 2023™.
“A Visa tem o compromisso de apoiar projetos que impulsionam a igualdade de gênero, incluindo nos esportes, pois acredita ser uma oportunidade para as mulheres prosperarem, dentro e fora de campo”, conta Luciana Resende Lotze, vice-presidente sênior de Marketing da Visa para América Latina e Caribe. “A empresa decidiu usar o poder de seu patrocínio para iniciar esse movimento por entender que a escolha de assistir a Copa Feminina de Futebol FIFA™ é o maior empoderamento que podemos dar ao futebol feminino. Por isso, vamos levar o futebol feminino para as ruas e convocar a todos a valorizar o esporte feminino, assim como fazemos com o masculino”.
Para fortalecer o movimento #escolharjogarcomelas, a Visa promoverá diversas ações nos próximos meses com intuito de dar visibilidade sobre a Copa do Mundo Feminina FIFA™ e reforçar o clima de apoio às mulheres no esporte . Algumas regiões que têm como tradição colorir as ruas nas cores locais receberão tintas e utensílios para as tradicionais pinturas em suas ruas e muros. Outra ação será os jogos itinerantes: um caminhão irá percorrer algumas cidades durante o período do mundial transmitindo jogos aos torcedores dessas localidades.
Junto com o movimento, a Visa lança a campanha institucional da companhia para a Copa do Mundo Feminina FIFA Austrália e Nova Zelândia 2023™. A narrativa conta a história de luta das jogadoras brasileiras, que tiveram que enfrentar a proibição da prática do futebol feminino no país entre 1941 e 1979, a partir do artigo 54 do Decreto-lei 3199, que determinava que "às mulheres não se permitirá a prática de desportos incompatíveis com as condições de sua natureza ...”, e as proibia de jogarem futebol. O filme faz essa retrospectiva, exaltando como as atletas do passado superaram uma série de resistências sociais para que as atletas de hoje possam representar com brilhantismo o esporte tão admirado, merecendo o apoio de grandes marcas como a Visa, que apoia mulheres no esporte há mais de 20 anos.
“Falamos tanto que o Brasil é o país do futebol, mas se não incluirmos as mulheres nessa história, isso nunca será uma verdade. Reconhecer e celebrar a mulher no esporte mais adorado para o brasileiro é uma reparação histórica, e estamos aqui para convocar todos a jogar junto com elas e apoiar o futebol feminino. Abraçar o #escolhajogarcomelas é respeitar, torcer, ver os jogos, compartilhar e tornar a Copa Feminina FIFA 2023™ a mais acompanhada na história do nosso país.”, conta Patricia Mascagni, diretora executiva de Marketing da Visa do Brasil.
A campanha se baseia em histórias de superação como a da ex-jogadora de futebol Rata, que foi proibida de jogar o esporte e expulsa de casa por buscar seu sonho de se tornar uma atleta. “Nossa luta contra a proibição e contra o preconceito tem reflexos até hoje. Ainda temos um longo caminho para percorrer em busca oportunidades no futebol, mas acredito que iniciativas como o #escolhajogascomeleas nos dão esperança de um futuro cada vez mais igualitário para as novas gerações de meninas que sonham em ser jogadoras como eu sonhei um dia”, conta Rata.
Os brasileiros poderão ver o primeiro filme da campanha em TV aberta e mídia online. O desmembramento da campanha conta com spots em rádio e peças em mídia exterior e digital. A ação foi idealizada pela VMLY&R com apoio da Mutato para estratégia de influência digital.
A campanha ainda sorteará 3 pacotes com direito a acompanhante para assistir aos jogos da semi-final da Copa do Mundo Feminina FIFA Austrália e Nova Zelândia 2023™. Para participar, basta cadastrar a credencial Visa no site do Vai de Visa e realizar pagamentos a partir de R$ 5 até o dia 2 de junho. As informações sobre a ação e o número do certificado SRE estão no www.vaidevisa.com.br/vaibrasil.
Esse ano, a Visa também fará ações promocionais com emissores parceiros para realizar sorteios para premiar consumidores portadores de credenciais Visa, potencializando o patrocínio ao levar mais pessoas para acompanhar a Copa do Mundo Feminina FIFA Austrália e Nova Zelândia 2023™.
A Visa é o meio oficial de pagamentos da FIFA e patrocina o mundial feminino desde 2007. A empresa apoia atletas mulheres de diferentes modalidades há mais de 20 anos e, nesta edição, está patrocinando 33 mulheres esportistas de diversos países, entre elas a jogadora brasileira Debinha.
Para ver o primeiro filme da campanha acesse esse link.
-
Sobre a Visa Inc.
A Visa (NYSE: V) é líder mundial em pagamentos digitais, facilitando transações entre consumidores, estabelecimentos comerciais, instituições financeiras e entidades governamentais de mais de 200 países e territórios. Nossa missão é conectar o mundo por meio da rede de pagamento mais inovadora, conveniente, confiável e segura, permitindo que pessoas, negócios e economias prosperem. Acreditamos que economias que incluem todas as pessoas em todos os lugares melhoram a vida de todos e entendemos que o acesso é fundamental para o futuro da movimentação do dinheiro. Para mais informações visite Visa ou acompanhe nossa página no LinkedIn.