Revolut e Visa ampliam parceira para acelerar expansão da fintech
Visa (NYSE:V) e Revolut, fintech líder na Europa, anunciaram hoje um novo acordo que ajudará a Revolut a expandir seu negócio globalmente. Alavancando a marca, escala, presença e aceitação global da Visa, a Revolut conseguirá levar seus produtos a cinco novas regiões e 24 novos mercados, totalizando 56 mercados em todo o mundo. Pelo acordo, a Revolut emitirá principalmente cartões Visa durante a expansão global.
A Revolut tem um aplicativo móvel por meio do qual os consumidores têm acesso a vários serviços financeiros digitais – todos ligados a um cartão Visa – como câmbio de moeda, controles orçamentários e pagamentos P2P (entre pessoas físicas). Complementando o sucesso do acordo em vigor na Europa, a Visa possibilitará à Revolut lançar seus serviços inicialmente na Austrália, Brasil, Canadá, Japão, Nova Zelândia, Rússia, Singapura e Estados Unidos e, posteriormente, na Argentina, Chile, Colômbia, Hong Kong, Índia, Indonésia, Coreia, Malásia, México, Filipinas, Arábia Saudita, África do Sul, Taiwan, Tailândia, Ucrânia e Vietnã.
“Estamos animados para expandir a parceria que temos com a Visa, líder mundial em pagamentos digitais, para transformar em realidade a visão que nossas empresas compartilham em relação a experiências de pagamento integradas e inovadoras”, diz Nikolay Storonsky, fundador e CEO da Revolut. “O novo acordo global com a Visa é oportuno e chega em um momento em que a Revolut está entrando em novos mercados para oferecer a mais consumidores o controle, a flexibilidade e as funcionalidades inovadoras das quais nossos clientes europeus se beneficiam há anos.”
“A Revolut fez excelentes progressos na entrega de experiências inovadoras e exclusivas aos consumidores na Europa. Estamos muito felizes em ampliar nossa parceria em um momento em que a Revolut trabalha para atingir suas metas de crescimento global e, juntos, vamos impulsionar o aumento do volume na rede Visa’, diz Jack Forestell, diretor de Produtos da Visa. “A Visa é aceita em cerca de 54 milhões de estabelecimentos comerciais, em mais de 200 países, de modo que temos escala, experiência e expertise para ajudar fintechs como a Revolut a se globalizar.”
Visa e Revolut construíram uma forte parceria nos últimos quatro anos. O banco digital alternativo começou emitindo cartões Visa aos seus clientes em toda a Europa em julho de 2017. De lá para cá, conseguiu alavancar a rede global e as capacidades da Visa para ajudar a promover sua rápida expansão global, inclusive emitindo cartões com a marca Visa em todos os grandes mercados europeus hoje.
Nos últimos quatro anos, a Revolut esteve na vanguarda da inovação financeira global. Buscando ajudar o consumidor a gerenciar melhor suas finanças digitalmente, Revolut e Visa disponibilizarão:
• Serviços bancários flexíveis, customizados e integrados: os clientes da Revolut podem receber notificações instantâneas de gastos, além de detalhamentos de gastos mensais e análises orçamentárias divididas por categorias. A opção de complementar o atual aplicativo da Revolut com APIs da Visa, como Visa Token Service e Payments Attribute Account Inquiry, e cartões pré-pagos e de débito Visa oferecem a segurança e a agilidade que os consumidores esperam ao usar um cartão Visa.
• Câmbio de moeda integrado e de baixo custo: uma das opções mais econômicas, a Revolut possibilita que seus clientes façam compras no mundo todo em mais de 150 moedas e portem e façam o câmbio de até 29 moedas e criptomoedas – entre os quais, bitcoin, dólar canadense, dólar americano, peso mexicano, libra esterlina e euros – direto no aplicativo e usando a taxa de câmbio interbancário.
• Pagamentos P2P: com um toque, os consumidores conseguem enviar e solicitar fundos instantaneamente, sem qualquer custo, e rachar a conta em restaurantes e bares com qualquer cliente da Revolut no mundo.
O acordo global entre a Visa e a Revolut complementa o compromisso de longo prazo da Visa com fintechs e apoia as prioridades comerciais estratégicas da empresa, entre as quais:
• Visa Direct, plataforma da Visa que habilita pagamentos mais rápidos a mais de um bilhão de contas financeiras no mundo
• O conjunto de soluções de pagamento B2B da Visa para pequenas e médias empresas e organizações globais
• O compromisso contínuo da Visa de levar opções de pagamento digital à população não bancarizada por meio de programas de impacto social
Sobre a Revolut
A Revolut foi lançada em julho de 2015 por Nik Storonsky e Vlad Yatsenko, ex-banqueiros de investimento do Credit Suisse e Deutsche Bank, como uma alternativa digital aos grandes bancos. Inicialmente, a fintech atraiu clientes ao permitir que eles gastassem e transferissem fundos para o exterior com a taxa de câmbio interbancário; desde então, a empresa atraiu mais de 7 milhões de clientes na Europa com seus resumos de gastos, controles orçamentários, funcionalidades de poupança e câmbio de criptomoeda.
A Revolut já captou cerca de US$ 340 milhões em investimentos, injetados por empresas de capital de risco notáveis como Index Ventures, Ribbit Capital, Balderton Capital e DST Global.